Pplware

Zoom: de ferramenta de trabalho a aliado na redução do tempo laboral

Quando surgiram os confinamentos por causa da pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho passou por alterações substanciais. O Zoom foi uma das plataformas mais populares para se manter o fluxo laboral. Agora, disponibiliza mais ferramentas para aumentar a produtividade e reduzir o tempo que passamos em frente ao computador.


Quem não se lembra da meteórica popularidade de ferramentas como o Zoom durante os confinamentos provocados pela Covid-19? Muita gente como é natural, uma vez que a pandemia veio alterar de forma substancial a forma como trabalhamos.

A plataforma Zoom tornou-se a ponte de contacto entre colegas, a mesa imprescindível para reuniões e até o ecrã para momentos de lazer com os amigos do escritório. Rapidamente se transformou num auxiliar importantíssimo para um modelo de trabalho que ganhou um peso extraordinário no mundo laboral: o híbrido.

Mas como o mundo pula e avança sem parar, o Zoom já não é apenas uma ferramenta para facilitar o trabalho remoto. Também está a explorar formas de ajudar as pessoas a trabalhar menos e melhor.

Segundo um estudo recente da própria plataforma, o trabalho híbrido é claramente o modelo preferido em todo o mundo. Mais de 83% dos funcionários afirmam que se sentem mais produtivos em ambientes híbridos ou remotos do que em escritórios tradicionais. No mesmo estudo, 82% dos funcionários em modelos híbridos sentem-se mais ligados aos seus superiores, em comparação com 72% dos funcionários que trabalham full-time no escritório.

Reduzir o tempo de trabalho

O próximo passo do Zoom é explorar formas de ajudar as equipas a serem mais eficientes e, consequentemente, a trabalhar menos. Como? Implementando uma série de ferramentas que podem potenciar a produtividade, com menos horas laborais durante a semana.

 

Fadiga do Zoom

Apesar dos muitos benefícios do trabalho híbrido, a fadiga do Zoom continua a ser um desafio significativo. Caracterizada por sinais de exaustão e ansiedade associadas a chamadas de vídeo frequentes, é um dos maiores desafios relacionados com o trabalho remoto.

Para mitigar este problema, as empresas estão a experimentar novas abordagens. Por exemplo, a TechSmith cancelou todas as reuniões por um mês e optou por comunicação assíncrona, o que resultou num aumento de produtividade 15% maior. Além disso, a empresa adotou “reuniões invertidas”, onde a informação era gravada e compartilhada com os funcionários, que tinham então a hipótese de fornecer feedback individualmente.

A verdade é que a saúde mental é um aspeto crucial em ambiente de trabalho virtual. A constante exposição a reuniões online pode ser física e mentalmente desgastante. E as empresas devem estar alerta. Como? A encorajar os funcionários a manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, respeitando as suas disponibilidades para reuniões e outros assuntos laborais.

Exit mobile version