O YouTube é hoje um elemento importante na vida da Internet. Este conteúdo traz todo o tipo de mensagens e são milhões os profissionais ligados a esta infra-estrutura multimédia. Em volta dos novos e modernos segmentos de comunicação estão recursos para mostrar e publicar conteúdos de vídeo neste canal da Google. É um pilar basilar da actual web.
Há 7 anos atrás, ainda nas mãos de Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados da PayPal, este canal começou a mudar o mundo com a sua filosofia de que cada pessoa pode propagar conteúdos televisivos, YouTube vem do inglês you: você e tube – tubo, ou, no caso, a gíria utilizada para designar a televisão. Mais concretamente You television que queria significar Você transmite.
Há sete anos, numa segunda-feira, era carregado no YouTube o primeiro vídeo, este tinha 19 segundos e tinha o título de “Me at the zoo”.
O vídeo, produzido pelo fundador do YouTube, Jawed Karim, foi colocado no canal pelo empregado Yakov Lapitsky neste dia no ano de 2005. Esteticamente não é nada de especial, é um vídeo comum, onde se vê Lapisky no jardim zoológico a observar e a comentar o que se passava na área dos elefantes, ele refere que os elefantes têm “really, really long trunks, and that’s cool.”.
Tecnologicamente, no entanto, o vídeo abriu as portas para o que se considera na actualidade como um fenómeno de popularidade. Desde que este vídeo foi carregado o sítio passou a receber conteúdos de todo o mundo e tornou-se naquele que é hoje o armazenamento de imagem nunca antes conseguido por qualquer outras estrutura humana.
Foi anunciada em 9 de Outubro de 2006 a compra do YouTube pela Google, este custou 1,65 mil milhões de dólares, em acções. Com esta aquisição a Google fundia o seu serviço Google Vídeo e tornava-se no maior serviço de alojamento de vídeos no mundo.
Deixamos algumas estatísticas actuais para que possam vislumbrar um crescimento brutal em apenas 7 anos.
Estatísticas
Tráfego
- 60 horas de vídeo a cada minuto, ou uma hora de vídeo por segundo, são carregadas para o YouTube.
- Mais de 4 mil milhões de vídeos são visualizados por dia
- Mais de 800 milhões de utilizadores individuais visitam o YouTube mensalmente
- Mais de 3 mil milhões de horas de vídeo são visualizadas mensalmente no YouTube
- São carregados mais vídeos para o YouTube num mês do que os que as três maiores redes dos EUA criaram em 60 anos
- 70% do tráfego do YouTube vêm de fora dos EUA
- O YouTube está disponível em 39 países e 54 idiomas
- Em 2011, o YouTube registou mais de 1 bilião de visualizações ou quase 140 visualizações por cada pessoa na Terra
Programa de Parceiros do YouTube
- Criado em 2007, contamos agora com mais de 30 000 parceiros de 27 países em todo o mundo
- Pagamos milhões de dólares por ano aos parceiros
- Centenas de parceiros estão a obter um lucro anual de seis dígitos
- A receita dos parceiros mais do que duplicou em quatro anos consecutivos
Rentabilização
- O YouTube está a rentabilizar mais de 3 mil milhões de visualizações de vídeos por semana a nível global
- 98 dos 100 principais anunciantes do AdAge executaram campanhas no YouTube e na Rede de Display do Google
- Centenas de anunciantes estão a utilizar o TrueView em sequência e 60% dos nossos anúncios em sequência podem agora ser ignorados
Métricas do Produto
- Dispomos de mais conteúdo HD do que qualquer outro site de vídeo on-line
- Milhares de filmes de longa duração no YouTube
- 10% dos vídeos do YouTube estão disponíveis em HD
- O YouTube para telemóvel recebe mais de 600 milhões de visualizações por dia e o tráfego de aparelhos móveis triplicou em 2011
- O leitor do YouTube está incorporado em dez milhões de Web sites
ID do conteúdo
- O ID do Conteúdo pesquisa mais de 100 anos de vídeo todos os dias
- Mais de 3000 parceiros utilizam o ID do Conteúdo, incluindo as principais emissoras de TV, estúdios cinematográficos e editoras discográficas dos EUA
- Temos mais de oito milhões de ficheiros de referência (mais de 500 000 horas de material) na nossa base de dados de ID do Conteúdo, que já está entre as mais completas do mundo. O número duplicou no último ano
- Mais de um terço do total de visualizações que geram receitas do YouTube é proveniente do ID do Conteúdo
- Mais de 120 milhões de vídeos foram reivindicados pelo ID do Conteúdo
Social
- 500 anos de vídeo do YouTube são visualizados todos os dias no Facebook e mais de 700 vídeos do YouTube são partilhados no Twitter a cada minuto
- 100 milhões de pessoas fazem ações sociais no YouTube (gostos, partilhas, comentários, etc.) todas as semanas
- Um tweet partilhado automaticamente resulta, em média, em 6 novas sessões de youtube.com e são visualizados mais de 500 tweets por minuto com um link do YouTube
- Milhões de subscrições ocorrem diariamente. As subscrições permitem ligar-se a alguém que lhe interesse — seja um amigo ou a NBA — e manter-se actualizado sobre a respectiva actividade no site
- Mais de 50% dos vídeos no YouTube foram classificados ou incluem comentários da comunidade
- Milhões de vídeos adicionados aos favoritos diariamente
A popularidade global
Deste canal já saíram grandes nomes da música, da comédia, da televisão, este foi o seu palco, esta foi a sua rampa de lançamento. Lembram-se de alguns dos mais populares vídeos colocados no YouTube?
Deixo aqui um para vos desafiar a deixarem também aquele ou aqules que entendam ser dignos de figurar como referência destes 7 anos de vida do YouTube.