Pplware

Windows Phone a ganhar terreno na Europa

Analisados os cinco maiores mercados da Europa verificou-se que o Windows Phone começa a ganhar terreno no mercado dos sistemas operativos e já atinge uma quota de quase 10% nas vendas de smartphones.

O Android continua com uma posição distante dos seus concorrentes, com cerca de 70% da quota de mercado, mas perante os resultados do Windows Phone aliados aos do iOS, esta posição de domínio do mercado poderá estar em causa a curto prazo.

A venda de smartphones nos meses de Junho, Julho e Agosto, em cinco das maiores economias da Europa – Grã-Bretanha, França, Alemanha, Espanha e Itália – revela a preferência dos europeus pelos dispositivos Android. Este sistema operativo detém mais de 70% da quota de mercado nesse continente, contra os 16% do iOS, que representam um crescimento homólogo em cerca de dois pontos percentuais, e os 9,2% do Windows Phone, o que se traduz num aumento de 4,1% relativamente ao período homólogo, de acordo com último relatório da Kantar Worldpanel ComTech.

Os resultados dos Windows Phone são reveladores de que o Android começa a atingir o limite de penetração nos mercado desenvolvidos, abrindo caminho para a evolução dos outros sistemas operativos.

O crescimento do Windows Phone deveu-se principalmente aos mercados da França e Grã-Bretanha, cujas vendas atingiram 10,8% e 12%, respectivamente, sendo a primeira vez que atinge um resultado de dois dígitos em países europeus. No caso da Alemanha, as vendas apenas ficaram a um ponto percentual da quota de mercado do iOS.

Os aparelhos Lumia 520 e 620 da Nokia são os principais responsáveis pelos resultados, sendo os jovens entre os 16 e os 24 anos e os adultos dos 35 aos 49 anos de idade os que mais têm investido nestes smartphones, procurando essencialmente um equilíbrio entre o preço e as funcionalidades. Por este motivo a LG e a Sony também estão a registar resultados bastante positivos em detrimento de aparelhos de gamas mais baixas da Samsung.

Desta análise podem ainda observar-se os resultados, não surpreendentes, do BlackBerry OS que registou a maior queda na Europa, passando de 5,8% para 2,4%, em período homólogo.

Em mercados como os dos Estados Unidos e do Japão a Apple apresenta forte crescimento e uma posição bastante competitiva com o Android, com 39,3% de vendas nos Estados Unidos e 48,6% no Japão.

Exit mobile version