Para quem tem andado a par das alterações e novidades da Microsoft, provavelmente, já suponha que a descontinuação do Live Mesh viesse a acontecer.
A gigante de Redmond anunciou no blog oficial do SkyDrive o que já se esperava. A Microsoft vai descontinuar o Live Mesh e convida os que ainda usam este serviço a migrarem para o SkyDrive.
Esta medida é mais uma das reformas da Microsoft, e vem acompanhar a medida atribuída ao Windows Live Messenger, que irá dar lugar ao Skype.
O primeiro beta do Live Mesh apareceu em Abril de 2008 e a sua adopção foi enorme por permitir a sincronização de ficheiros e pastas entre os vários dispositivos ligados e por também permitir fazer acesso remoto. O Windows Live Mesh é a versão mais recente desta ferramenta, apareceu a primeira vez no Windows Live Essentials 2011 e tem estado disponível neste pacote desde então.
A Microsoft já vem a trabalhar a algum tempo na junção do Live Mech com o SkyDrive, igualmente como as aplicações e os API’s.
É devido a esta ideia que a gigante de Redmond tem vindo fortemente a efectuar imensas actualizações ao SkyDrive e disponibilizando para várias plataformas, Windows, Windows Phone, Android, iPhone, iPad e agora recentemente para a Xbox 360.
O SkyDrive tem, neste momento, cerca de 200 milhões de utilizadores, por outro lado, o Windows Live Mesh só foi usado por alguns milhares de pessoas, actualmente ainda a ser usado por cerca de 25 mil utilizadores.
With the significant investments in bringing the DNA of Mesh together with SkyDrive, there are now over 200 million people that have used SkyDrive, and more and more are making the move every day. So while Windows Live Mesh was at one point used by a few million people, most have made the move and there are now less than 25,000 active users of Windows Live Mesh.
Dado à quantidade de utilizadores que migraram para o SkyDrive assim que ele apareceu e ao longo das actualizações, parece que as funcionalidades que o Windows Live Mesh oferece já não são muito procuradas.
Apesar da Microsoft já ter começado a recomendar os utilizadores do Windows Live Mesh a migrarem para o SkyDrive ou para outra alternativa, várias funcionalidades ainda não estão presentes no SkyDrive, tais como:
- Acesso remoto – A Microsoft está a recomendar o uso da funcionalidade Remote Desktop Connection do Windows ou do LogMeIn, de forma a substituir esta funcionalidade do Live Mesh.
- Possibilidade de sincronizar ficheiros e pastas partilhadas por outros utilizadores ou grupos – A Microsoft tem conhecimento que esta funcionalidade é uma das mais requisitadas pelos utilizadores do SkyDrive, no entanto, a última actualização do SkyDrive, trouxe a possibilidade de fazermos sincronização selectiva, não estando claro se esta funcionalidade está realmente a funcionar ou não.
- Transferência directa P2P – A sincronização directa entre dois PC através da aplicação SkyDrive, requer uma cópia dos dados na nuvem, ocupando espaço do serviço, por sua vez, a sincronização directa através do Windows Live Mesh não usa qualquer espaço em cloud, a transferência é feita directamente de um PC para outro. A Microsoft não adiantou se esta funcionalidade virá para o SkyDrive ou não.
Igualmente como o Windows Live Messenger, o Windows Live Mesh vai desaparecer no primeiro trimestre de 2013, precisamente no dia 13 de Fevereiro, até lá, a Microsoft está a preparar novidades para o SkyDrive, como por exemplo um Media Player, e muitas outras novidades são esperadas que, com certeza, irão fazer muita gente mudar para este serviço cloud.
A Microsoft já começou a comunicar aos utilizadores do Windows Live Mesh que o serviço vai ser descontinuado, oferecendo também instruções de como podem manter os seus ficheiros sincronizados e algumas alternativas para substituírem algumas das ferramentas que ainda podem estar a ser utilizadas.
O Windows Live Mesh será extinto a 13 de fevereiro de 2013. Antes desta data, certifique-se que guarda no computador todos os ficheiros que mantém actualmente na nuvem do Mesh (denominada “armazenado sincronizado do SkyDrive” ou “armazenamento sincronizado do Mesh”) que pretenda conservar. Depois desta data, todas as funcionalidades do Mesh (incluindo o ambiente de trabalho remoto e a sincronização ponto-a-ponto) deixarão de funcionar. Para obter informações sobre a mudança do Mesh para o SkyDrive, consulte SkyDrive para clientes do Mesh. Para obter informações sobre a desinstalação do Mesh, consulte Como é que eu desinstalo um ou mais programas Essentials?