Pplware

Windows 8 – Vai ser possível montar ISO’s e VHD’s

Ainda ontem vos apresentámos uma novidade relativa ao novo explorador de ficheiros do novo Windows 8 e já hoje surgem mais novidades para este sistema operativo. Ainda nem existe data de apresentação e disponibilização do  mesmo para os utilizadores e já as expectativas estão a subir. Todas as novidades que foram apresentadas até agora mostram um sistema operativo mais virado para os utilizadores e orientado em dar o que realmente se necessita, por forma a podermos optimizar a sua utilização.

A novidade mais recente vem dar conta de uma funcionalidade que era pedida há muitos anos por todos os utilizadores. Falamos da capacidade de montar ficheiros ISO e VHD.

As novidades apresentadas até agora têm dividido os nossos leitores. Algumas são entendidas e recebias como necessárias e outras são mal recebidas e entendidas como desnecessárias.

O desenvolvimento de sistemas operativos e de aplicações é sempre assim, nem tudo o que se entende como necessário e inovador é bem recebido. Aconteceu desde o início e continuará a acontecer.

A Microsoft sempre procurou inovar nos seus produtos e dar aos utilizadores novidades que diferenciassem o seu mais recente sistema operativo. Essas novidades estão a ser publicadas a conta contas para aguçar o apetite dos potenciais utilizadores do Windows 8.

Um dos pedidos que vinha a ser feito com insistência era a possibilidade de os utilizadores montarem os ficheiros ISO e VHD que têm em seu poder, sem terem de recorrer a ferramentas externar ao Windows. Essa funcionalidade vai chegar com o Windows 8 e será simples de ser usada.

No explorador de ficheiros, sempre que se encontrarem um desses tipos de ficheiros, vão passar a ter mais uma opção que permitirá montar esses ficheiros. Podem se preferirem montá-los com um simples duplo clique.

Depois de montados, e como seria esperado, vão poder navegar na estrutura de ficheiros e esta será apresentada no explorador como mais um dispositivo. No caso dos ficheiros ISO como uma unidade de CD ou DVD e no caso dos VHD’s como um disco adicional.

Qualquer um destes dispositivos virtuais podem ser removidos do sistema com um simples clicar no botão eject que estará disponível no explorador de ficheiros.

Mais uma vez a Microsoft traz para os utilizadores do seu sistema operativo funcionalidades que estes necessitam e pedem.

Vamos deixar de usar ferramentas externas ao Windows para realizarmos tarefas que estão intrinsecamente ligadas a este. É mais uma evolução que o Windows 8 apresenta e que os seus futuros utilizadores vão apreciar.

Artigos relacionados

Homepage: Building Windows 8

Exit mobile version