Windows 8 entra em fase de produção
O lançamento do Windows 8 está agendado para o dia 26 de Outubro. Esta data vai ser cumprida de forma precisa, o que implica que alguns passos necessitam ser dados antes.
O mais importante é, sem dúvida nenhuma, a disponibilização aos fabricantes da versão RTM. Esta disponibilização significa que a Microsoft terminou o ciclo de desenvolvimento do produto e os testes e começou oficialmente a disponibilizar o código final aos seus parceiros fabricantes de computadores, que vão agora preparar os seus equipamentos (computadores, portáteis e tablets) para receber de raiz esta versão do sistema operativo Windows e que vão começar a chegar ao mercado e às lojas no Outono.
E esse momento acaba de acontecer. Foi lançada e disponibilizada a versão RTM para todos os parceiros OEM.
A notícia da disponibilização da versão RTM do Windows 8 foi dada por Steven Sinofsky, Presidente da Divisão Windows da Microsoft, no blog de desenvolvimento do Windows 8. Nesse artigo é apresentada a novidade da disponibilização desta versão para os fabricantes de hardware.
Com acesso à versão final do Windows 8 os fabricantes de equipamentos podem começar a delinear as as suas estratégias e preparar os equipamentos que querem ver equipados com este novo Windows.
Mas para além desta disponibilização, a Microsoft apresentou também um calendário preciso e detalhado dos próximos passos que vão ser dados com relação ao Windows 8. Vai ser dado acesso a programadores e a responsáveis técnicos das organizações, para que se possam adaptar e verificar da adequação do Windows 8 ao seu ambiente.
Eis um resumo das datas chave nas próximas semanas:
- 15 de Agosto: Os programadores a construir novas Apps para o Windows 8 poderão descarregar a versão final do sistema operativo através de assinaturas MSDN, e podem também visitar o Windows Dev Center, para terem acesso à versão final do Visual Studio 2012.
- 15 de Agosto: técnicos de informática a testar o Windows 8 em organizações vão ter acesso à versão final do Windows 8 através da rede TechNet.
- 16 de Agosto: Clientes com Microsoft Software Assurance, para Windows,também poderão descarregar a versão Empresarial, através do Volume License Service Center (VLSC), permitindo testar e começar a adoptar o Windows 8 Empresarial dentro das suas organizações.
- 16 de Agosto: A rede de parceiros da Microsoft vai ter acesso ao Windows 8.
- 20 de Agosto: Os subscritores do Microsoft Action Pack Providers (MAPS) recebem acesso ao Windows 8.
- 1 de Setembro: Clientes de Volume License, sem Software Assurance, poderão migrar para o Windows 8 através do Microsoft Volume License Resellers.
Os programadores podem visitar o Windows Dev Center para terem acesso a todas as ferramentas e recursos que lhes vão permitir desenhar, desenvolver e vender Apps na Windows Store. Se durante as fases de preview do Windows 8, as aplicações eram gratuitas, com a entrada na fase de produção em série, os programadores podem começar a disponibilizar aplicações pagas, pelo que todos os que tenham acesso à versão de fabricante vão começar a ver Apps pagas, na Windows Store.
Além da novidade da versão RTM, a Microsoft Portugal apresentou também outras que afectam directamente os utilizadores portugueses do Windows 8.
Depois da “Banca Sapo”, a primeira App portuguesa presente na App Store do Windows 8, a RTP é a nova App que acaba de chegar à Store e que poderá ser descarregada gratuitamente pelos utilizadores Windows 8.
A aplicação RTP para Windows 8 permite aceder às últimas notícias, texto, vídeo e áudio emitidos, bem como ver os canais, RTP1 e RTP2, em directo.
Com esta aplicação para Windows8, o utilizador pode ainda aceder às emissões online dos principais canais de TV e de Rádio da RTP, para visualização e escuta dedicada dos seus programas preferidos de informação, entretenimento, documentários e desportivos – seja mantendo as emissões em imagem fullscreen, seja em paralelo enquanto navega na web.
O Windows 8 proporciona aos utilizadores uma experiência rápida, fluida e completamente nova e a entrada na fase de produção em série assinala o fim do desenvolvimento do código e dos testes, que contaram com o feedback de consumidores e de developers, através da disponibilização de versões de preview, desde Setembro de 2011.
Homepage: Windows 8
Este artigo tem mais de um ano
É possível fazer download?
A resposta é um redondo NÃO. Para já apenas os fabricantes vão receber esta versão.
A única hipótese, legal, é estares num dos grupos que apresentámos e que vão ter acesso a esta versão posteriormente.
O msdnaa está incluído? Ou e só mesmo para msdn?
Sim.
“Sim” a qual das perguntas?
Vai estar disponível no MSDNAA?
Ok, percebi a dica.
Se tiveres uma assinatura TechNet ou MSDN, a partir de dia 15, sim.
Nota no entanto que a assinatura TechNet não inclui as versões domésticas do Windows, só as empresariais.
Brevemente, nos sítios habituais 🙂
^ nao diria melhor
Nunca devia ser lançado
vai ser a desgraça da Microsft
Um FAIL dos grandes pior que win vista e millenium juntos
não digas asneiras.
Este windows é uma aberração e um atentado aos Pcs fixos ….
se funciona nos tablets infelizmente para pcs fixos mais vale continuar com o win 7 este é muito mas muito mau e feio como tudo …
Não digas asneiras @oneX.
A interface não é tudo, o bom funcionamento e recursos, justificam uma interface não tão agradada por todos.
Não se pode agradar a todos.
Mais tarde ou mais cedo, as produtoras de jogos acabam por ceder se quiserem ter sucesso.
De facto é mesmo horrível se não o pior um dos piores Windows de sempre.
Estou a usar a versao final e ate agora estou contente. rapido, fiavel e a interface e boa. Nao devias falar sem saber e xperimentar.
Eu vou poder obtê-lo já a 20 de Agosto. 🙂 A empresa onde trabalho é subscritora do MAPS. Cool!
Vamos lá ver então se a versão final é muito diferente…
Eu recuso me a instalar o win 8
prefiro o win 7 mil vezes
vamos todos continuar com win 7 por muito tempo graças a porcaria da Micrososft
Já testaste o Windows 8?
Eu já teste e acho uma aberração nos pcs
Por favor não percebo como a gente a querer instalar esta aberração de OS , quando temos o Win 7 funcional e sem ratices e interfaces de bosta … Metro a meter nojo…
Mandem o Balmer dar ua volta ele vai levar a Microsoft a desgraça e falência a continuar assim
Bom, por essa ordem de ideias nunca teríamos saído do MSDOS…
Se as empresas não forem arrojadas estão condenadas ao declínio.
Se o W8 falhar a M$ mete-o de lado, como fez com o ME ou o Vista, por exemplo, e parte para outra. Ficar quieto à sombra da fórmula vencedora pode dar muito maus resultados a médio prazo, principalmente nos dias que correm, que as tendências mudam com o vento.
Para que quero um interface meio de porcarias baseanas em touch num pc normal para trabalho em que uso o rato ????
vi ser um Fail dos grandes e muitas editoras e marcas já deixaram o aviso a Microsoft, ate pode ter sucesso nos tablets ue duvido muito mas nos pcs vai ser a morte do artistas , o Metro é uma aberração que raio de ideia assim como todo o interface …. vamos continuar todos com win 7 ate sair um windows decente ….
cumps
A própria microsoft ja veio a publico afirmar que o Windows 8 não foi feito para desktops.
Publicou onde?
Usa o Google.
Hombre, quem faz a afirmação é que tem de provar, né verdade?
Qual a piada de vires para aqui fazer propaganda de um SO que nunca usaste e a ignorares um facto crucial, se quiseres podes usar o desktop normal no win 8..
Li os comentários e não há paciência para ler este tipo de campanha que diz mal por dizer.. Experimenta primeiro!!
Muito bem dito, ha k haver inovacao, e a inovacao faz-se tanto por por projectos bom, como por falhados. estar quieto e k nao se pode.
Eu vou-me ficar pelo o Windows 7, até sair o Steam no Ubuntu, depois adeus Windows finalmente.
Tens razão, o novo interface é horripilante e mete medo ao susto.
Aliás não vão a esta página
http://www.liveside.net/2012/08/02/windows-8-rtm-built-in-apps-revealed-via-screenshots-bing-xbox-music-video-smartglass-and-more/
Porque correm o risco de ficar traumatizados para o resto da vida ao verem uma coisa tão horrivelmente medonha!
Dia 15… de forma legal!
Uh, dia 15 tenho a minha versão.
Já estou pronto para ler a enxurrada habitual de comentários a falar mal do Windows, quer dos Macfags quer dos entusiastas Linux. Sem querer centrar a discussão na questão da interface, algo que considero ridículo, porque um SO é muito mais do que aquilo que aparenta, continuo sem entender porque razão o público continua a querer viver no passado e a ter uma dificuldade tremenda em se adaptar à mudança. A interface actual do Windows já vem desde o Windows 95! A interface metro pode não ser a perfeita para desktop, mas no esforço de unificação de plataformas, é de longe a melhor para todos os dispositivos em conjunto. Ou acham que no futuro ainda vão passar a maior parte do tempo num desktop? Cada vez mais o tempo vai ser dividido entre os dispositivos móveis e os fixos e vai ser nessa altura que o Windows 8 vai fazer a diferença em relação à concorrência e vai ganhar a aposta. Além disso a inadptação à interface Metro nem sequer deveria constituir argumento, pois existe lá uma coisa chamada “Modo Desktop”, precisamente para quem trabalha no Desktop, então a interface Metro é apenas o novo look de tudo o que tem a ver com a Microsoft – email, skydrive, websites, SO, Xbox e por aí fora. Além disso, vai haver versão própria para processadores ARM, ou seja, quem está no Desktop não tem necessariamente que fazer uso das apps e pode trabalhar com programas x86 como sempre fez. Isto são críticas que só podem vir de quem testou numa máquina virtual durante 15 minutos e decidiu que era demasiado diferente e que não vale a pena experimentar. É impressionante como têm sido ignoradas as francas melhorias que tornam o Windows 8 o melhor SO Windows já alguma vez feito: performance, segurança, explorador de ficheiros, sincronização, integração de plataformas desktop/mobile, consumo de recursos, segurança no boot, consumo de bateria e economia de recursos, antivírus embutido no kernel, fluidez e usabilidade touch, integração com Xbox e Kinect e por aí fora.
Ou seja, a Microsoft trabalhou e bem em praticamente tudo o que sempre criticaram e agora, como sempre, procura-se outra coisa para atacar, desta vez é a interface que é diferente.
E antes que venham com tretas de fanatismo, sim eu também uso Linux, por vezes mais do que Windows, mas por lazer mesmo, para descobrir e explorar, porque se quero fazer algo de nível profissional, tenho de ir ao Windows e que me perdoem os AppleFans, mas não há nada que um Mac faça que o Windows não faça, é tudo uma questão de marketing e de design, como diz o Linus Torvalds, cobrir hardware e software medíocre com um vestido bonito, até já têm problemas com malware, ao contrário do que disse o Steve Jobs “nunca apanhará vírus em Mac”, pois, expliquem isso agora aos 600.000 Macs infectados com Flashback
+1 ponto de respeito.
Eu infelizmente sofro do mesmo, profissionalmente tenho de usar win mas a culpa não 3é do linux mas sim dos programadores .
E então?
O windows também tem as suas coisas boas acho eu, e a evolução informática deve muito ao mesmo.
Um comentario coerente e com conteudo.
Parabens, tem sido raro infelizmente
+1 grande comentário.
Isto sim, é argumentação!
Parabéns.
Grande comentário.
Concordo com TUDO o que disseste (eu próprio já manifestei estes aspectos noutros comentários tipo testamento 🙂 ).
Parabéns.
No melhor pano cai a nódoa … ou por que é que os imparciais são só de faz de conta.
Não me lembrava nada de Linus Torvalds ter dito isso sobre o Mac.
Ora experimenta lá pesquisar por “Linus Torvalds Mac”. Vais ter uma surpresa.
Por acaso penso que ele tem razão, o Linus adora o Macbook e usa-o para trabalhar mas tem esta afirmação em que fala que todos os outros produtos da Apple são apenas hardware medíocre coberto com um vestido bonito.
“Btw, even when it comes to Apple, it’s really just the Air that I think is special. The other apple laptops may be good-looking, but they are still the same old clunky hardware, just in a pretty dress.”
http://techcrunch.com/2012/04/19/an-interview-with-millenium-technology-prize-finalist-linus-torvalds/
“Clunky” traduz-se por “medíocre” ? Qualquer tradução automática é melhor que essa.
Lê também o parágrafo anterior: “That said, I’m have to admit being a bit baffled by how nobody else seems to have done what Apple did with the Macbook Air – even several years after the first release, the other notebook vendors continue to push those ugly and *clunky* things.”
Tem razão o xôr Linus. Os macs, tirando o Air são um lixo.
Bom mesmo é o laptop completamente opensource que o xôr RMS usa (porque ele obviamente nem chega perto de nada que não seja completamente aberto e livre).
Oh, espera, isso não existe!
Tá mal…
Ao C.Ferreira
O melhor comentário que li até hoje no PPLWARE.Com cabeça, tronco e membros.
Parabéns
mesmo realmente bom comentario
Não queres entrar em discussões, mas chamas ao pessoal que usa Apple, Macfags. E esses argumentos do Linus, do dos vírus….ui, soa-me a desculpas….e não são bem assim, mas tu também deves saber disso. Mas a necessidade de enaltecer o que se gosta rebaixando os outros fala mais alto.
Mas ok, ainda bem que o pessoal gosta de viver assim…
Boa malha!
Parabéns pelo comentário. Detesto quando criticam sem argumentos… é que até isso dá demasiado trabalho (para quem usa óculos de cabedal). 😉
Sim senhor grande comentario +1 ponto.
Cumprimentos
C. Ferreira isto sim é que é um comentário!
Quanto à minha opinião o novo windows vai ser um sucesso, as pessoas vão demorar a acostumar-se à nova interface no início, mas depois habituam-se. Quem quiser mudar, que mude, quem não quiser mudar para o windows 8 não mude, mas agora não venham falar mal dele só porque não sabem usá-lo.
Desculpem o testamento mas as verdades têm de ser ditas.
Cumprimentos
S. Silva
@C. Ferreira
Respect for you!
Nao é preciso acrescentar mais nada.
“A notícia da disponibilização da versão RTM do Windows 8 foi dada por XXX…”?!
Penso que o Pedro esqueceu-se de trocar o texto 😀
Também gosto do nome do homem 😛
ja devia cá estar..
Estes comentários parencem-me todos a defenderem a sua “Dama”. Eu como utilizor de todos os so’s, só posso dizer ainda bem que vem mais um. Não há nenhum melhor em relação aos outros, cada um tem beneficios em relação aos outros. O que tem conseguido melhor integração com tudo, pensem no que quiserem, tem sido o windows. E nem com o gratuito (opensource) e exclusividade (aple) o conseguiram derrotar, pelo menos até agora. Para mim, se tenho dois produtos iguais, um gratuito e outro bastante caro (muitos euros)e mesmo assim a maioria prefere o que custa bastantes euros, deve dar que pensar….E o gratuito é mesmo gratuito…., ou é só publicidade. Eu limito-me a usar todos e a retirar o melhor de cada um. Mas provavelmente sou eu que estou errado, e a maior parte dos defensores!!! dos diversos so’s não têm interesse nenhum, quando fazem os seus comentários……
Venha o Windows 8. Ainda por cima ao preço que vem (€40).
Vou desenhar desta vez…O Windows 8 NÃO é um sistema novo da Microsoft. É simplesmente o Windows 7 com mudanças e implementações tipo METRO, Charm etc… Eu estou usando desde o lançamento do Release Preview e não vejo qualquer dificuldade, além de não ter achado até o momento nenhuma incompatibilidade. Testem primeiro durante 1 semana, pelo menos.
Bom, e sobre os lançamentos e downloads, já já nas melhores lojas torrenciais de sua esquina. Queiram ou gostem ou não. Isso é irreversível.
Como disse em resposta ao brilhante comentário do C. Ferreira mais acima, o novo windows vai ser um sucesso, as pessoas vão demorar a acostumar-se à nova interface no início, mas depois habituam-se. Quem quiser mudar, que mude, quem não quiser mudar para o windows 8 não mude, mas agora não venham falar mal dele só porque não sabem usá-lo.