A Microsoft tem apostado muito nas suas últimas versões do Windows. São novos elementos visuais e uma melhoria constante na procura da interface mais ajustada e adaptada ao que os utilizadores procuram, sempre procurando unir o universo móvel com o que o desktop precisa.
A mais recente novidade surgiu durante uma keynote feita por Joe Belfiore na conferência TechEd Europe. Foram apresentados novos gestos associados ao trackpad, muito similares aos que podemos encontrar noutros sistemas operativos.
As novidades que Joe Belfiore, o homem forte do Windows, apresentou vêm dotar a mais recente versão do Windows de uma funcionalidade que era esperada há muitos anos.
Até agora o problema estava na forma como os diversos fabricantes (OEMs) criavam os seus próprios touchpads e sempre sem uma norma e funções associadas, o que criava uma verdadeira confusão de soluções.
Desde que a Microsoft introduziu no Windows 8, e em conjunto com a Intel, uma preocupação adicional na forma como estes trackpads são construídos que passou a existir uma muito maior possibilidade de criar novas acções e novas gestos, podendo estes ter uma qualidade mais elevada e muito maior precisão.
Já no Windows 8 e no 8.1 a Microsoft trouxe algumas novidades neste campo, tendo apresentados novos gestos que podiam ser usados e que facilitam a utilização deste sistema operativo.
E hoje, durante a apresentação de Joe Belfiore ficaram a conhecer-se algumas novidades que a Microsoft vai colocar no Windows 10.
Muitos desses gestos são já conhecidos de muitos e podem ser rapidamente associados a outros que podem ser já usados no OSX.
Em concreto vamos poder passar a usar no Windows 10 o swipe com três dedos para baixo para minimizar todas as janelas abertas e o swipe de três dedos para cima para a voltar a ter acessíveis.
Este último gesto poderá ser também feito para dar acesso à nova função Task View. Tanto a nova função como a forma de lhe aceder são similares ao que podemos ter já no OXS.
O swipe de três dedos para a esquerda e para a direita vão permitir navegar entre as aplicações abertas, sendo mais uma vez similar ao que temos no OSX para alternar entre janelas quando estas estão em modo fullscreen.
Para além destes novos gestos, Joe Belfiore apresentou também algumas novidades relacionadas com a utilização de vários monitores no Windows 10 e o arrumar de janelas lado a lado.
Nesta nova versão do Windows vai bastar colocar a janela no centro da união entre os monitores e arrastá-la depois para a localização da janela transparente que é apresentada.
Estas novidades vão estar disponíveis na Technical Preview que se espera que venha a ser apresentada em breve. A aposta da Microsoft em tornar a interface do Windows numa ferramenta ajustada e adaptada aos utilizadores mais exigentes começa agora a surgir na forma destas pequenas mudanças e melhorias.