Pplware

WannaCry foi um esquema para valorizar a moeda Bitcoin?

Como se costuma dizer, há coincidências que fazem todo o sentido e esta é uma delas. Desde que o ransomware WannaCry foi conhecido, a valorização da moeda digital Bitcoin não parou de crescer tendo atingido valores históricos que ultrapassam, por exemplo, o valor do ouro.

Será que o objetivo do WannaCry, o primeiro ransomware com worm incluído, não era um ataque propriamente dito mas sim a valorização da criptomoeda Bitcoin? Se sim, então a missão foi cumprida!


A moeda virtual Bitcoin veio abrir novas portas à transação e investimento de dinheiro. Lançada para o mundo em 2009, como invenção de um guru de informática misterioso, que se remeteu ao seu pseudónimo Satoshi Nakamoto, esta moeda surge por meio de uma fórmula matemática bastante complexa.

Recentemente, segundo o site Coinbase, a bitcoin chegou aos $2,766.56, tendo a sua subida significativa começado após o ataque massivo do Ransomware WannaCry. Para Joseph Cars, investigador da Digital Forensics, esta subida repentina deve-se essencialmente ao ransomware, tendo esse o seu principal objetivo.

WannaCry, was a sleight of hand, a deception. The ransomware was merely a mechanism to get a large number of people to open a Bitcoin wallet — and that by itself would drive up the value of Bitcoin.

Joseph Cars

WannaCry… quais as novidades?

O dia 12 de maio vai ficar na história da cibersegurança. Foi nesse dia que o ransomware conseguir tirar partido de dois exploits diferentes (Double Pulsar do grupo ShadowBrokers e EternalBlue da NSA), acordou o mundo para os mais diversos problemas. Primeiro a falta de atualização dos sistemas que foi claramente aproveitada por este ransomware. Apesar da Microsoft ter lançado o patch de correção a 17 de março, a verdade é que a grande maioria das máquinas não foram atualizadas.

Depois este não foi um ataque de ransomware tradicional, uma vez que foi direcionado a empresas, especialmente na área das comunicações. De acordo com várias fontes que contactámos, os estragos do WannaCry não foram assim tão significativos, à escala mundial, e até o retorno financeiro para os hackers foi reduzido (na ordem dos US$ 100 mil).

Neste momento ainda não se sabe qual a origem do WannaCry e há quem diga inclusive que nunca se saberá. Juntando as peças que existem até ao momento, percebe-se que o ataque de “engenharia social” lançado pelos atacantes à escala mundial funcionou na perfeição (mas isto são apenas teorias). O WannaCry teve impacto, fez ruído, mas parece que tudo não passa de apenas uma cortina de fumo que nos poderá estar a preparar para próximos ataques. Relativamente à moeda Bitcoin os números não mentem e de facto a valorização da moeda bitcoin é uma evidência.

Terá sido o WannaCry um esquema de manipulação do valor da moeda Bitcoin?
Exit mobile version