Pplware

Vodafone: Nova tecnologia OpenRAN pode diminuir fatura do cliente

Se analisarmos as propostas das operadoras ao nível de tarifários verificamos que são, no seu todo, idênticas. Há algumas operadoras que conseguem oferecer melhores serviços, outras melhores débitos mas na hora de pagar nenhuma é atrativa do ponto de vista de valores.

A Vodafone quer mudar tal cenário e ver-se livre da Huawei, Ericsson e Nokia. Para isso, a operadora tem já em testes a tecnologia OpenRAN.


De acordo com a Reuters, a Vodafone tem já em testes uma nova tecnologia rádio no Reino Unido. Trata-se de uma tecnologia denominada de OpenRAN que foi desenvolvida pela própria Vodafone e Intel. Esta tecnologia permite que a Vodafone não dependa de terceiros (Huawei, Ericsson e Nokia), para a sua infraestrutura de comunicação. Desta forma pode oferecer preços mais atrativos aos clientes finais no futuro.

A empresa começou por realizar alguns testes nos seus laboratórios localizados na África do Sul. Agora a Vodafone tem já em curso testes no Reino Unido.

OpenRAN – A tecnologia aberta para comunicações da Vodafone

A tecnologia OpenRAN padroniza o design de hardware e software na infraestrutura. Além disso, é também um standard para mastros e antenas que compõem a rede de acesso por rádio capaz de transportar chamadas e dados móveis.

Para a Vodafone, esta pode ser uma boa oportunidade para conseguir oferecer tarifários mais atrativos. Esta tecnologia garante suporte para serviços 2G e 4G e está pronta para ser lançada na Europa. A partir de hoje, a empresa de telecomunicações britânica vai começar a disponibilizar esta tecnologia em 120 áreas rurais no Reino Unido.

Exit mobile version