Nos últimos tempos a “moeda” virtual Bitcoin tem alcançado recordes e parece haver uma certa ameaça aos mercados financeiros tradicionais.
Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), referiu recentemente que não considera a Bitcoin uma moeda digital mas sim “uma forma de especulação”.
Foi numa conferência de imprensa na sede do BCE, que Vítor Constâncio revelou a sua opinião relativamente à divisa digital Bitcoin. De acordo com o vice-presidente do BCE, “A Bitcoin é como a febre da tulipa. É um instrumento de especulação para aqueles que querem apostar em algo que pode subir ou descer 40% ou 50% em poucos dias”.
Vítor Constâncio afirmou ainda que a bitcoin “não é, certamente, uma moeda, e não a vemos como uma ameaça ao banco central ou à política monetária”.
Jamie Dimon, presidente executivo do JPMorgan também já tinha dado a sua opinião sobre a criptomoeda, referindo que “é uma fraude”, e que é mesmo “pior que a dos bolbos de túlipas”.
Será um dia a Bitcoin a moeda universal?
Nas últimas semanas a Bitcoin conseguiu superar todas as expectativas alguma vez imaginadas quanto ao valor que uma moeda digital um dia poderia valer.
Atualmente, uma Bitcoin está no mercado à venda por 3.600 dólares, mas já ultrapassou os 5000 dólares.