Pplware

Verizon testa ligações de 10Gbps

Gostava de conseguir transferir para o PC de sua casa um vídeo de 2.3GB em apenas quatro segundos? Este sonho, imaginado por muitos e desejados por ainda mais pessoas, está a pouco tempo de ser uma realidade. A Verizon, empresa Americana que está na vanguarda da tecnologia, começou testes de terreno com acessos à Internet de 10Gbps, superando o que tem vindo a ser feito por outras empresas que até agora apenas “chegaram” a testes com ligações a 1Gbps.

Como podem observar no vídeo, a tecnologia está próxima de poder ser disponibilizada a todos, não requerendo qualquer ligação especial para além da fibra óptica.

Estes primeiros testes de terreno decorreram em situações próximas do ideal, conseguindo-se velocidades de transferência muito além do que é normal nas ligações caseiras. Estas velocidades foram atingidas nos dois sentidos, upload e download.

Este foi já um teste de terreno e não apenas um teste de laboratório, o que dá ainda mais valor ao conseguido e deixa muitas expectativas face ao que pode ser oferecido num futuro próximo.

Se repararam, no final do vídeo, é transferido um ficheiro de 2.3 GB de um PC localizado nos escritórios da Verizon para um PC ligado ao equipamento que recebe a ligação. Mesmo o PC usado não é um PC normal pois teve de ser equipado com uma placa de rede que suportasse os 10 Gbps que a ligação debita. Reforçamos que estas são as condições ideias, mas mesmo que esta ligação esteja a servir uma rede com vários PC’s a velocidade que vai ser fornecida vai ser de longe superior ao que é actualmente normal e expectável.

Nos Estados Unidos da América os testes que estiveram a ser realizados por várias empresas, entre elas a Google, limitaram-se a velocidades de 1GB, também elas em ligações de fibra óptica. Existe um plano para a massificação deste tipo de tecnologia por todo o país, mas tarda a ser iniciado.

É hora dos nossos ISP’s começarem a testar estas tecnologias e abrir ainda mais o mercado a estas velocidades e assim satisfazer a busca incessante dos seus clientes e fornecedores de conteúdos.

Artigos relacionados:

Exit mobile version