A crise na Venezuela tem dado que falar, sendo constantemente noticiado o ‘estado de sítio’ do país, nos diversos meios de comunicação, devido ao conflito entre o presidente Nicolás Maduro e os manifestantes contra o seu governo, que consideram autoritário.
Depois de vários jornalistas indicarem que viram barrada a sua entrada no país, agora surgem testemunhos que afirmam que os telemóveis na Venezuela estão barrados para realizar chamadas internacionais.
Segundo declarações feitas ao Expresso, a Venezuela bloqueou a realização de chamadas internacionais feitas a partir dos telemóveis. Um dos testemunhos é de um emigrante português, que se encontra na Venezuela há mais de 20 anos, referindo que só consegue manter contacto com a família por WhatsApp:
Não há acesso a chamadas de fora, bloquearam-nos as chamadas. Só consigo ligar para a minha família pelo WhatsApp, que falha inúmeras vezes. Os telemóveis estão bloqueados às chamadas internacionais. Só consegue ligar para o estrangeiro quem estiver ligado a cargos governamentais ou é cliente há muitos anos da operadora fixa CanTV.
Outro testemunho é o de Mário Caetano, de 50 anos, e que já se encontra na Venezuela desde muito novo, referindo também ele que é apenas através do WhatsApp que consegue ligar para a família, que também estava na Venezuela, porém com a tensão vivida, voltaram para Portugal:
A rede telefónica da Venezuela para o exterior foi bloqueada, não podemos fazer chamadas, mas podemos receber. Comunicamos pelo WhatsApp, mas as chamadas falham inúmeras vezes, e é complicado eles ligarem porque fica muito caro.
Preocupado com o estado atual do país, Mário Ceatano acrescenta ainda que:
Não há liberdade de expressão, e temo que a ditadura possa vir a ser legalizada com a aprovação da revisão da Constituição. Tememos que quem já saiu do país não possa regressar, e que quem cá está não possa sair. Vai passar a haver apenas empresas e educação pública, não haverá privadas. Só vai sair e chegar a informação que eles quiserem. Eles não ouvem ninguém, o povo tem que estar de acordo.
Segundo o Expresso, parte da rede telefónica da Venezuela já foi mesmo bloqueada para as chamadas internacionais.
Hoje é dia de votos, e quem está contra o governo de Maduro teme pelos resultados e consequências que possam daí advir, podendo ser considerada, oficialmente, uma ditadura na Venezuela, onde Nicolás Maduro será detentor de um poder absoluto e autoritário.