O mercado dos smartphones está cada vez mais repleto de mais marcas e modelos das mais variadas origens.
No entanto, no último trimestre, as vendas destes equipamentos reduziram 10% na Europa.
O mercado dos smartphones é um dos mais ativos, estando a ser lançadas novidades constantemente.
No entanto, segundo a IDC, este mercado está em queda nos países da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) no segundo trimestre, tendo sido registada uma quebra de 10% na Europa para as 44.9 milhões de unidades enviadas para o mercado.
Enquanto o mercado recua, existem duas marcas que caminham em sentido contrário. A Huawei tem registado bons resultados na europa com a venda da gama P20, enquanto a Xiaomi tem também conseguido resultados bastantes positivos quando comparado com o ano anterior.
Segundo o estudo, o sucesso destas duas marcas está interligado com o preço dos seus equipamentos, uma vez que são inferior à sua principal concorrência.
Outra das conclusões da IDC, é que os utilizadores estão a adoptar muito rapidamente ecrãs de grandes dimensões, tendência esta causada pelo grande consumo de conteúdo multimédia que se está a registar a nível global.
O segundo semestre deste ano foi então considerado negativo para o mercado dos smartphones, no entanto deverá ser compensado pelos novos lançamentos que se avizinham de marcas como a Apple, a Google e a Huawei, assim como o recente lançamento do Samsung Galaxy Note 9.