Pplware

Venda do Here Maps não está a correr como esperado

A venda do serviço de mapas da Nokia tem estado a decorrer de forma pouco fluída. Depois de todos os rumores que surgiram sobre esta potencial venda, a lista de interessados também não parou de crescer, com nomes sonantes a aparecerem.

Mas há mais de 2 meses que estas manifestações de interesses e negociações decorrem, mas sem que surja um comprador efectivo. O grupo de fabricantes automóveis alemão é neste momento o mais provável comprador, mas as negociações não estão a decorrer como esperado por ambas as partes.

Eram vários os candidatos à compra do Here Maps da Nokia, com empresas de renome a quererem adicionar este novo serviço e todas as suas vertentes à sua lista de aquisições.

A decisão da Nokia surgiu ao mesmo tempo que conseguiram a compra da Alcatel-Lucent e muitos especularam que a venda se destinaria a cobrir os valores gastos na aquisição da empresa Francesa, que rondaram os 15,6 mil milhões de euros

A verdade é que a maioria dos potenciais compradores está a desistir deste ter para si o Here Maps, em parte devido às condições que a Nokia está a colocar para libertar o seu serviço de mapas.

Neste momento, e segundo várias fontes ligadas ao processo apenas o grupo de fabricantes automóveis Alemão continua a discutir com a Nokia as condições para a venda.

Talks have not broken down, but they are at a delicate stage of brinkmanship

Essas mesmas fontes revelaram ainda que estas negociações estão a chegar a um impasse, com ambas as partes e não querer ceder nas suas condições.

O principal motivo de discórdia é neste momento o preço que a Nokia está a pedir pelo serviço de mapas Here. Mas os fabricantes têm também as suas armas e o facto de serem agora os únicos interessados dá-lhes alguma margem negocial, agora que se pensa que a Uber deixou de estar interessada.

Por outro lado estes três fabricantes são dos principais clientes da Nokia no seu serviço de mapas e a sua saída para serviços rivais seria um rude golpe para a empresa Finlandesa.

Os analistas estimam que o valor do Here Maps ronde actualmente os 2 a 4 mil milhões de dólares, um valor que os interessados não estão interessados em pagar.

O interesse das três marcas Alemãs (Daimler, Volkswagen e BMW) neste serviço não é novo e as marcas querem passar da posição de consumidores dos mapas para os seus modelos topo de gama para a posição de produtores destes mesmos mapas e assim libertar-se esta despesa.

Exit mobile version