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E o vencedor do Mundial 2018 já é… a Apple

Prestes a chegar ao fim mais um Mundial de Futebol, nem só a equipa que sairá vencedora será importante. Tudo nestes eventos é contabilizado e elevado ao lucro. O Campeonato Mundial de Futebol contabiliza os número de visitantes, de telespectadores, mas sobretudo de investimento e receita e as empresas pagam caro para patrocinar o campeonato.

A Apple também esteve presente, contudo, em vez de pagar para colocar o seu logotipo em outdoors, a empresa adotou uma postura diferente – e pode até não ter sido de propósito!


AirPods ganham Mundial 2018

Jogadores de todo o mundo foram vistos a usar aos auscultadores da Apple, principalmente os AirPods da Apple e os Beats. As câmaras apontavam aos jogadores antes do embarque e logo à saída dos aviões quer quando chegaram à Rússia, quer quando, derrotados, foram embora.

O guarda-redes mexicano Guillermo Ochoa, aterrou na Rússia e usava AirPods.

A FIFA tem regras muito rígidas em relação ao que chama de “marketing de emboscada”, em que uma marca paga aos jogadores para usar os seus produtos antes ou durante os jogos do Campeonato do Mundo, embora esta empresa não tenha pago para ser patrocinadora oficial do Campeonato do Mundo.

É por isso que qualquer jogador que vê a usar os auscultadores Beats antes de um jogo, por exemplo, tem o logótipo da empresa tapado.

O atacante belga Romelu Lukaku preferiu um par de Beats.

Mas tanto os Beats quanto o AirPods têm uma aparência distinta que é difícil de mascarar, mesmo com a marca ocultada. Enquanto os Beats cobertos foram uma grande vitória de marketing para a Apple no Mundial de 2014, poucos meses depois de terem adquirido a empresa, os AirPods são uma venda mais subtil desta vez.

Os minúsculos auscultadores que custam 179 euros são um dos poucos produtos que não têm nenhuma marca da Apple. Contudo é inevitável… quando os vês num jogador, é quase impossível confundi-los com qualquer outra coisa.

A Apple não individualiza as vendas dos auscultadores, em vez disso, coloca esses valores de vendas numa categoria chamada “Outros produtos” nos seus relatórios de lucros, que também inclui Apple Watch, iPod e vendas de outros acessórios. Mas, em todas as contas, os AirPods foram um sucesso desde que foram lançados no final de 2016.

O centrocampista alemão Julian Draxler também saiu do avião com os auscultadores sem fios da Apple.

A Apple não teceu qualquer comentário acerca deste evento espontâneo (ou não) de preferência por parte dos utilizadores, contudo, trabalhou com jogadores de futebol no passado para comercializar os seus auscultadores Beats.

Talvez por coincidência, a Apple tem promovido uma campanha publicitária durante o Mundial de Futebol da Rússia intitulada “Como fotografar futebol no iPhone X “.

Conforme fomos já vendo durante o artigo, há imensos jogadores que preferiram os produtos Apple:

Depois de uma decepcionante exibição no Campeonato do Mundo, a estrela brasileira Neymar preparou-se para voltar para casa, usando AirPods.

A equipa argentina apareceu numa combinação de Beats e AirPods, embora Lionel Messi, indiscutivelmente, o segundo melhor jogador do mundo, optou por não usar nada.

Da mesma forma, o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção Nacional, só tinha brincos nas suas orelhas, embora os seus companheiros de equipa (por exemplo o guarda-redes Beto) estivessem a usar AirPods quando desembarcaram na Rússia.

Há registos de dezenas de jogadores que preferiram usar os AirPods da Apple, uma imagem que certamente agradou aos responsáveis da empresa que têm reforçado que estes dispositivos são o melhor e mais vendável produto de um mercado onde existem milhares de dispositivos “concorrentes”.

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