…mas a legislação Portuguesa não o permite!
E se por cada levantamento no multibanco o cliente fosse obrigado a pagar uma taxa adicional? …Ou se a partir de agora os cartões para uso na rede ATM passassem a ter uma anuidade mais cara?
Numa conferência sobre o sistema de pagamentos promovida pela entidade que representa a banca, Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) diz que estas medidas que estão a ser analisadas para ser implementadas em Portugal.
Em tempo de crise são muitas as estratégias para se conseguir dinheiro.
Faria de Oliveira referiu hoje, num evento que decorreu em Lisboa, que tanto a cobrança de comissões na utilização do multibanco como o aumento do próprio custo do cartão são duas das possibilidades que estão a ser analisadas…mais há muitas modalidades que poderão vir a ser adoptadas.
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos referiu ainda que: “Tudo o que agrava, em termos de custos, a actividade bancária, para melhorar a rentabilidade, tem que ter uma contrapartida de obtenção de receitas de uma outra qualquer via”
Faria de Oliveira destacou também que: ” nesta fase pela qual nós passamos, a rentabilidade dos bancos é negativa. É negativa e os resultados da banca europeia foram extremamente pesados em 2011, 2012, vão ser em 2013, e podemos estimar que 2014 ainda será um ano com resultados globais negativos. Talvez, menos maus do que nos anos anteriores”.
No entanto, a aplicação da cobrança de comissões pelo levantamento de numerário na rede Multibanco obrigaria a uma alteração legislativa, já que neste momento tal não é permitido em Portugal – saber mais aqui