Pplware

Veículos Elétricos: GNR está a montar rede própria de carregamentos

A GNR está a montar rede própria de carregamentos para carregar veículos elétricos.

A mobilidade elétrica é uma aposta com efeitos muito interessantes do ponto de vista monetário. Carregar um carro elétrico numa rede elétrica pública para percorrer 100 km é muito mais barato que abastecer um veículo com combustíveis fósseis. Essa diferença é ainda mais acentuada quando o carregamento é feito em casa.


GNR vai instalar 75 postos de carregamento até 2023

A GNR entende que a rede pública de carregamento não chega e por isso está a investir em 75 postos de carregamento até 2023, revelou o JN. A PSP, que tem mais de 80 veículos elétricos e 300 velocípedes, só fará aposta maior quando a rede pública melhorar.

Apesar de a rede pública da EDP ter mais de 1200 pontos de carregamento público e de os 48 colocados nas 17 áreas de serviço das autoestradas da Brisa já estarem a funcionar, tal não é suficiente ainda para cobrir as necessidades da Guarda Nacional Republicana, dispersa por postos territoriais do Portugal profundo, revela o jornal.

A Guarda está por isso a investir numa rede interna própria, como explicou ao Portugal Mobi Summit: “A GNR fruto da sua dispersão e necessidade operacional, entende que a rede pública não pode ser a solução, usufruindo da mesma apenas em situações de recurso. Perante isto, está a ser implementada uma rede interna de abastecimento, que de momento já está presente em todos os distritos, e que prevê até final de 2023 a existência de 75 Postos de carregamento em instalações próprias, que cobrem a principal malha rodoviária nacional”.

Além disso, ao longo prazo prevê-se conseguir a instalação de 160 postos de carregamento, assegurando a existência de locais de carregamento de veículos elétricos em todos os Destacamentos Territoriais, cobrindo, desta forma, a malha territorial com distâncias inferiores a 50 quilómetros entre espaços de carregamento

Exit mobile version