A Microsoft tem estado muito ativa a promover o Windows e as suas apps, procurando deixar propostas como o Chrome longe do seu sistema e dos seus utilizadores. Com várias ações já bem conhecidas, surge agora mais uma relevante. A Microsoft está a pedir aos utilizadores que preencham um inquérito antes de instalar o Chrome da Google.
Há uma verdadeira guerra silenciosa entre a Microsoft e a Google. Estas empresas têm procurado que os utilizadores optem pelas suas propostas de software, deixando a concorrência longe e sem a possibilidade de ganhar ainda mais quota de mercado.
Assim, tem sido normal a presença de alertas e banners sempre que se pesquisa por um determinado browser ou notificações no próprio Windows, recordando que o Edge ou o Chrome existem. Os utilizadores por norma não gostam destas medidas e já o têm mostrado quer à Microsoft, quer à própria Google.
Uma nova situação foi agora detetada e está a revelar as táticas da Microsoft para ajudar a manter os utilizadores junto das suas propostas e em especial com o Edge. A diferença é que desta vez não se limitam a apresentar um banner ou outra qualquer notificação. Tudo parece assentar num questionário.
Este está a surgir quando os utilizadores tentam descarregar o Chrome e parece procurar recolher informações sobre este processo. Quer saber porque o utilizador está a instalar o Chrome e a abandonar o Edge, o browser padrão que a Microsoft quer ativo no Windows.
Aparentemente, as questões apresentadas neste questionário são as maiores queixas que os utilizadores do Edge apresentam deste browser. A Microsoft parece assim querer ter uma noção das razões para esta mudança e entender se estão assentes no que este browser tem de menos positivo.
Este parece ser mais um caso em que a Microsoft está a tentar cativar os utilizadores e procurar mantê-los com o Edge, o seu browser. Nas muitas situações anteriores o impacto parece ter sido pouco positivo, o que na verdade se espera aconteça novamente neste caso.