Pplware

uTorrent bloqueado por antivírus e pela própria Google

O uTorrent sempre foi visto como um serviço e uma aplicação que poderia não ser totalmente legal, mas que dava acesso a todo um mundo de conteúdos de elevado tamanho.

A sua relação com as empresas de software sempre foi complicada e agora é a vez dos antivírus terem a sua palavra. A maioria destes softwares está a barrar o uTorrent e a marcá-lo como um potencial problema. Para complicar, a Google resolveu também bloquear o acesso ao site do uTorrent.

O uTorrent é provavelmente o cliente de BitTorrent mais usado na Internet. Com milhares de utilizadores mensais, esta aplicação consegue ter obter os seus rendimentos através da apresentação de publicidade na sua interface e de outro software que é instalado juntamente com a aplicação principal.

Desde há alguns dias que a aplicação está a ser marcada como sendo problemática, por pelo menos seis antivírus. Os scans identificam o uTorrent.exe como estando associado ao trojan Trojan.Win32.Generic!BT e também está ao instalador de software OpenCandy, o que marca como sendo ‘riskware’.

O problema, do que se sabe, não está na aplicação do uTorrent, mas sim no software associado e que está presente na instalação da aplicação.

A decisão de instalar software de terceiros tem rendido bom dinheiro à uTorrent, mas também tem levado a queixas dos utilizadores e a que muitos abandonem este cliente.

Mas os problemas do uTorrent não se ficam por aqui e pelo problema dos antivírus. Também a Google resolveu agora bloquear o acesso dos utilizadores do Chrome ao seu site e também esta a reportar o download do cliente como potencialmente perigoso.

Ao aceder ao site do uTorrent, com o Chrome, aos utilizadores é apresentada uma mensagem a indicar que o site em causa pode conter software prejudicial, o que acaba por afastar os utilizadores do uTorrent.

Esta parece ser uma decisão que está enquadrada na melhoria dos mecanismos do Google Safe Browsing, que pretendem garantir uma muito maior segurança aos utilizadores do Chrome.

A empresa já tinha anunciado que estes alertas iam ser mais frequentes e que iam afectar sites que até então não estavam a apresenta.

O problema do uTorrent parece estar apenas e só no software adicional que aceita instalar sempre que os utilizadores colocam o seu cliente nas suas máquinas.

Esta é parte da forma de obterem rendimentos, mas tal como já antes tinha sido alertado pelos utilizadores, este é um método que acaba por não ser vantajoso a longo prazo e a prova chegou agora, ao verem bloqueada a sua aplicação e o acesso ao seu site.

via TorrentFreak

Exit mobile version