Pplware

Utilizador do Facebook? Pode vir a “ganhar” 200 euros

Quem ainda se lembra do escândalo que abalou a maior rede social do mundo? Pois, será difícil de esquecer e parece que a exposição de dados continua!

De acordo com as informações, só em Portugal deverão ter sido usados dados de mais de 63 mil utilizadores. Se o seu perfil foi um deles poderá vir a ganhar uma compensação de 200 euros. Saiba porquê!


A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) deu a conhecer que avançou com uma ação judicial contra o Facebook.  De acordo com o Expresso, o valor pedido é de 1,2 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 200 euros de indemnização por utilizador.

Este processo surge na sequência do escândalo que envolveu a consultora britânica Cambridge Analytica, que curiosamente trabalhou com a equipa responsável pela >campanha de Donald Trump nas eleições de 2016, nos Estados Unidos. Na Europa, a empresa foi contratada pelo grupo que promovia o Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia).

O processo aplicado pela Deco irá entrar em breve num tribunal de Lisboa. Segundo informações, o valor da indemnização média por pessoa é baseado na antiguidade da sua conta, seguindo as diretrizes de um estudo académico.

De referir ainda que as associações de Portugal, Itália, Espanha e Bélgica entendem que têm direito a ser indemnizadas todas as pessoas com conta no Facebook e não apenas aquelas cujos dados foram usados.

Leia também…

Exit mobile version