A tecnologia está hoje por todo o lado e vários equipamentos funcionam como um autêntico “Big Brother”. De acordo com um casal norte-americano, que se queixou ao canal norte-americano Kiro 7, a sua coluna Amazon Echo gravou uma conversa e enviou-a para um contacto sem qualquer tipo de permissão!
A coluna Amazon Echo pode ter um bug ao nível da segurança, mais concretamente ao nível da privacidade. Segundo um casal norte-americano, que vive em Portland, nos EUA, a coluna/assistente pessoal gravou indevidamente uma conversa privada e partilhou-a com um contacto, um funcionário do marido que imediatamente alertou o patrão do sucedido.
O casal já informou a Amazon do sucedido, tendo a empresa referido que se tratou de um “acidente”.
Mas afinal o que se passou?
De acordo com um comunicado da Amazon, a coluna ter-se-á baralhado com um conjunto de palavras durante a conversa do casal que a levou a gravar a conversa e a enviar a um contacto.
Segundo o que foi revelado, a coluna inteligente começou por interpretar erradamente a palavra “Alexa”, após conversas de fundo entre o casal e depois um pedido de envio de mensagem. O contacto foi também selecionado por má interpretação da coluna inteligente, depois de esta ter perguntado para quem enviar.
Esta não é a primeira vez que a coluna da Amazon se intromete na privacidade dos utilizadores. Até agora os “bugs” descobertos têm sido corrigidos, mas a credibilidade do aparelho tem vindo a ser colocada em causa.
Entretanto, a empresa já referiu que vai corrigir o erro e que está disponível para colaborar com o casal de modo a que estes possam continuar a usar outros equipamentos da empresa. No entanto, de acordo com alguns rumores, o casal deverá avançar para um pedido de indemnização.