Parlamento Europeu aprovou hoje a diretiva para que os telemóveis colocados no mercado passem a ser compatíveis com um carregador comum.
Depois de esta medida estar em vigor, qualquer pessoa pode carregar o seu telemóvel em qualquer parte do mundo, independentemente da marca e do modelo.
Para além de reduzir drasticamente o número de carregadores produzidos actualmente – que são diferentes consoante o modelo e a marca – esta iniciativa tem ainda o objectivo de diminuir o impacto ambiental que a produção e utilização de cada um destes aparelhos implica.
Os Estados-Membros terão depois dois anos para transpor as novas regras para a legislação nacional e os produtores terão um ano adicional para se adaptarem às novas disposições.
“Os telemóveis colocados no mercado deverão ser compatíveis com um carregador comum”, refere o texto aprovado.
Os eurodeputados defendem que a interoperabilidade entre equipamentos de rádio e acessórios, como os carregadores, simplificaria a sua utilização e reduziria os resíduos e custos desnecessários para os consumidores.
Actualmente, muitas marcas já têm aparelhos que podem usar o mesmo tipo de carregador, uma vez que estão equipados com uma entrada micro USB. Isto significa que, nestes casos, é possível usar carregadores de uma marca em telemóveis de outra, comprar carregadores que servem para vários aparelhos ou simplesmente usar um cabo e carregar o dispositivo ligando-o ao computador. Porém, há equipamentos no mercado – como o iPhone – que usam um carregador próprio.
“Estou especialmente agradada com o facto de termos chegado a acordo para a introdução de um carregador comum. Isto serve tanto os interesses dos consumidores, como o ambiente. Vai acabar com a acumulação de carregadores e com 51 mil toneladas anuais de lixo electrónico”, afirmou a relatora da proposta, a eurodeputada alemã Barbara Weiler.
Via ATF// ATR //Público
Acha esta uma boa iniciativa?