Pplware

Última Hora – ACAPOR fecha site Né & Miguelito

…adicionada informação sobre a posição da ACAPOR e ainda em actualização

A luta das editoras e produtores de conteúdos contra todos aqueles que ilegalmente partilham conteúdos na Internet está para durar. Desde vez foi a administração do site Movies and Series by Né & Miguelito que veio anunciar o fim do projecto devido a um processo judicial instaurado  pela Associação do Comércio Audiovisual de Obras Culturais e de Entretenimento de Portugal (ACAPOR).

De referir que o site Movies and Series by Né & Miguelito estava online desde 2007 e em 2010, devido à intervenção da ACAPOR o mesmo tinha ficado offline, tendo voltado ao activo uns dias depois.

Quem tentar aceder hoje ao site Movies and Series by Né & Miguelito irá encontrar a seguinte informação:

Caros membros do MSNM, a administração vem por este meio anunciar o fim do projecto Movies and Series by Né & Miguelito.
Foram 6 anos de partilhas de conteúdos, amizade e cultura para todos, este foi sempre o nosso objectivo.
O espirito de partilha e uma internet livre sempre foi o nosso prazer e aquilo que sempre nos moveu.
O encerramento é inevitável e envolve um processo crime no Tribunal da Propriedade Intelectual e que queremos de todo evitar.
Uma palavra de agradecimento para todos aqueles que pertenceram ao nosso STAFF e a todos os que ajudaram ao crescimento desta casa.
A todos aqueles que ajudaram a manter o site online, muito obrigado e até sempre.

No sentido de perceber o que aconteceu, o site nacional Tugaleaks entrevistou o responsável pelo projecto que contou o que se passou. Aqui fica a entrevista disponível no site Tugaleaks:

Entrevista Tugaleaks

O site foi alvo de uma queixa. Conta-nos o que aconteceu.

A queixa está prestes a entrar no Tribunal da Propriedade Intelectual (tribunal este que conta com um novo juiz) (…) esta queixa é da responsabilidade da ACAPOR, que me enviou uma carta registada através de um advogado deles a dizer que em vez da tradicional queixa conta desconhecidos no ministério publico iam fazer contra mim (…) e não queriam a pena de prisão, mas sim o pagamento dos prejuízos causados pelo nosso site, uma soma que era de 80.000 (oitenta mil euros),

Foi por isso que fecharam o site?

Tomamos esta decisão, pois o nosso objectivo nunca foi prejudicar ninguém, mas sim tornar a Internet livre e de modo a que as pessoas possam ter de forma igual acesso à cultura… muito menos temos algum ganho com o mesmo para cobrir as despesas face às eventuais queixas que possam vir a existir contra nós, e chegou a um ponto que para defendermos os nossos ideais íamos prejudicar muito as nossas vidas sem ganharmos um cêntimo com o mesmo, coisa que muitos nos acusam…

Mesmo com o site fechado, o processo pode dar entrada e serem obrigados a pagar a tal quantia. Estão com algum receio? Já falaram com um advogado?

Sim existe sempre a possibilidade do processo continuar, quanto ao advogado só pedi conselhos (…) mas como isto nada está definido em termos de processos não adianta fazer muito mais.

Achas “justo” o que a ACAPOR fez?

Quanto às acções da ACAPOR acho ridículas e vivem num mundo de fantasias, pois eles não produzem nada, logo não são detentores de quaisquer direitos de autor, muito menos somos nós os causadores dos prejuízos dos seus associados que tento alegam, pois estudos recentes demonstram o contrário.

Link: Pirataria beneficia indústria musical

Podes-nos adiantar algumas estatísticas do site?

Tínhamos cerca de 360 mil membros, contando que esta versão do site foi criada do 0 em 2011, pois o primeiro fórum já contava com cerca de 500 mil criado em Setembro de 2007, tínhamos ~110 mil tópicos, quanto aos downloads por dia andavam na casa dos milhares certamente, e estavam envolvidos muito TB, pois tínhamos membros que tinham cerca de 10TB de uploads na conta que usavam para fazer upload, agora multiplicando isso por muitos membros que ajudavam não devia faltar muito para chegarmos aos PB…

Vale a pena continuar a lutar por uma Internet livre?

(…) tomamos esta decisão para dizer basta, estamos cansados, não adianta lutar conta estes senhores e ou seus lobbies… (…) lutamos e perdemos muitas horas, só em troca do espírito de partilha e a liberdade na Internet, que quer queiramos ou não está a caminhar para a censura… sem nunca ganharmos nada em troca… E claro estou cansado destas lutas desiguais, como não temos lucros (caso oposto do megaupload) todas as despesas são do nosso encargo…

Queres deixar alguma mensagem final?

Espero que os outros consigam lutar contra o que estão a querer fazer a um espaço que devia ser livre, já não chega a troika e a situação do país que quem paga são sempre os mesmo… Felizmente todos temos trabalho, acho que é o que faz falta a esses senhores…

O Pplware está a acompanhar de perto todo o caso e aguarda informações oficiais por parte da ACAPOR.

Informação da ACAPOR sobre o caso

A ACAPOR já publicou informação no seu site alguma informação sobre o fecho do site Né & Miguelito. Nesse artigo a ACAPOR congratula-se do feito e saúda encerramento de NÉ MIGUELITO”.

Segundo informação publicada, a ACAPOR conseguiu reunir provas que permitiram a identificação do administrador do site em questão e convidou-o a fechar o seu site.

A ACAPOR conseguiu reunir uma série de provas que levaram à clara identificação do administrador do site NÉ MIGUELITO, o 4.º maior site nacional pirata.

A ACAPOR convidou o administrador a encerrar voluntariamente o site e este cumpriu e respeitou o prazo concedido. Como tal a ACAPOR não avançará com o processo que rondaria os €80.000.

Devido ao fecho voluntário do site Né & Miguelito a ACAPOR decidiu que não irá avançar com o processo em tribunal e no qual iria reclamar cerca de 80.000 euros.

Uma informação adicional da ACAPOR refere que está em condições de avançar com processos contra outros sites já identificados.

Exit mobile version