Pplware

Ucrânia: Míssil hipersónico russo abatido com sistema americano

Um míssil balístico do tipo kinzhal foi abatido durante um ataque noturno à capital ucraniana. Para tal ação, foi usado o sistema americano Patriot que conseguiu intercetar um dos mísseis mais modernos de Rússia.


O míssil balístico russo foi lançado por uma aeronave MiG-31K

O comandante da força aérea, Mykola Oleshchuk, deu a conhecer ao mundo, via Telegram, que um míssil balístico do tipo kinzhal foi intercetado, esta semana, durante um ataque noturno à capital ucraniana. Como referido, o míssil foi intercetado pelo sistema americano Patriot.

O míssil balístico russo foi lançado por uma aeronave MiG-31K. De acordo com autoridades russas, o Kinzhal (Kh-47M2 Kinzhal) pode atingir um alvo de até 2.000 km de distância e pode atingir uma velocidade várias vezes superior à do som (entre 5 (mach 5 a 10 vezes – mach 10).

Estes mísseis hipersónicos podem transportar uma ogiva nuclear assim como uma ogiva convencional.

Podem percorrer entre 1.500 e 2.000 quilómetros (consoante o tipo de avião em que são transportados). Têm cerca de oito metros de comprimento e um de largura. A velocidade do Kinzhal coloca-o fora do alcance de qualquer sistema de defesa aéreo. 

A Ucrânia recebeu os mísseis Patriot no final de abril, provenientes dos Estados Unidos da América (EUA), Alemanha e Países Baixos.

Exit mobile version