Pplware

Ucrânia acusa Rússia de usar armas termobáricas! Veja o vídeo…

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já leva mais de 90 dias. O país de Putin não conseguiu dominar a Ucrânia, em poucos dias, como previa, e a resistência ucraniana tem sido destacada e enaltecida à escala mundial.

A Ucrânia voltou a acusar a Rússia de lançar ataques com bombas termobáricas. Que tipo de armas são estas?


Armas termobáricas são também designadas de bombas de vácuo

A Ucrânia acusou recentemente a Rússia de usar armas termobáricas. Tal como já referimos aqui, o uso destas armas, que sugam oxigénio do ar circundante, serve para criar uma onda de choque extremamente poderosa que rompe órgãos e explode os pulmões.

O Ministério da Defesa ucraniano partilhou um vídeo de explosões, onde se pode lançadores de foguetes termobáricos TOS-1A com o objetivo de atingir as tropas ucranianas na região de Donetsk. No Twitter, o Ministério da Defesa partilhou um pequeno vídeo onde é possível ver armas termobáricas a serem usadas pelas forças russas.

As armas termobáricas, também designadas de bombas de vácuo, são explosivos de alta energia que consomem oxigénio do ar ao seu redor.

Depois de lançadas, a primeira parte é a carga explosiva que dispersa o combustível numa nuvem que pode então entrar em edifícios ou objetos ao redor.

Num segundo momento, ocorre a ignição, que inflama a nuvem de aerossol formada e o oxigénio circundante e desencadeia uma explosão de temperatura e pressão extremas, com efeitos devastadores para o meio envolvente.

Depois da ignição, o consumo do aerossol e do oxigénio do ar circundante cria uma área de baixa pressão que “puxa” tudo na direção do ponto da ignição – daí o nome “bomba de vácuo”  – saber mais aqui.

De referir que o  TOS-1 tem capacidade para 24 tubos de mísseis termobáricos de 220 mm. Esta tecnologia também cria temperaturas extremamente altas de vários milhares de graus, que podem causar queimaduras horríveis.

Exit mobile version