Pplware

Ubuntu Light nos novos modelos da Dell

A Dell tem sido dos principais fabricantes OEM, o mais interessado em apostar numa maior utilização do Ubuntu no mercado de utilização pessoal. Já vimos isso na última campanha que o fabricante norte-americano lançou no seu site, onde compara o Ubuntu com o Windows. Agora a Dell pretende dar um passo adicional em frente, apostando no Ubuntu Light como um sistema de arranque rápido em Dual Boot com o Windows.

O vídeo anterior (agora tornado privado) mostra um representante da Dell a arrancar o Ubuntu na nova linha de netbooks 14R. O verdadeiramente impressionante, é que desde que o computador é ligado até ao lançamento do site da Yahoo, demora não mais que 20 segundos. Aparentemente, esta vertente Light da distribuição de Linux da Canonical é um autêntico “demónio voador”, estando bastante optimizada para qualquer utilizador de um computador ter o mais depressa possível acesso à net.

Outro pormenor que nos saltou à vista, foi o novo ecrã de selecção de arranque de sistema operativo. A Dell deu-se a um trabalho bastante interessante de personalização desse ecrã, tornando-o de facto muito mais apelativo e de simples utilização, onde a escolha reside em apenas seleccionar ou o logótipo do Ubuntu ou do Windows. É um pormenor que nos agradou particularmente, será difícil causar confusão aos utilizadores quando a escolha se torna tão simplificada como esta.

A maturidade do Ubuntu light já é também boa para um versão alpha, a selecção de janelas abertas faz uso de um efeito do estilo “exposé” do Mac OSX, que se baseia numa tecnologia da próxima iteração do projecto Gnome. Salientamos ainda a inclusão do Skype uma ferramenta extra, que não vem incluída por omissão em qualquer versão do Ubuntu e o browser Chromium, que até é lançado de raiz automaticamente (não nos deixou de nos fazer lembrar neste aspecto o Chrome OS).

Não existe ainda confirmação se a partir de agora o Ubuntu Light irá ser parte integrante, de todos os modelos portáteis da Dell ou se este apenas estará reservado a alguns computadores com requisitos mais modestos como os netbooks. Mas confirma-se, que nunca um fabricante OEM, apostou tanto numa distribuição de Linux, como a Dell.

Nota da redação: O video anterior foi tornado privado depois de elaborarmos esta notícia e todas as referencias ao mesmo no vídeo foram ou removidas, ou apontam para este link privado. Apesar de alheios ao facto, pedimos desculpas.

O vídeo foi substituido pela nova apresentação recente do Unity Launcher, por parte da equipa de design da canonical.

Exit mobile version