Pplware

Ubuntu 10.04 suportará de raiz o iPhone e iPods

Os utilizadores questionam-se sobre problemas de migração, quando estão perante o cenário de experimentar um novo sistema operativo. E quando há a vontade de migrar, de Windows ou Mac, para Linux, as comparações das funcionalidades que existem ou não, são inevitáveis. Mas, a partir de agora, o Ubuntu quebra mais uma barreira de migração e suporta a ligação e sincronização com iPhone e iPod.


Confessamos algum espanto, em esta funcionalidade ter sido preferida em relações a outras funcionalidades mais sociais, anunciadas por Mark Shuttleworth, fundador da Canonical. Mas de facto, ela existe e encontra-se disponível de origem, na versão Alpha 3 da próxima versão do Ubuntu abrangendo os populares dispositivos móveis da Apple. Um utilizador do fórum oficial do Ubuntu, confirmou que conseguiu que o ubuntu reconhecesse, quer o seu iPod Touch, como o seu iPhone 3GS.

Um dos efeitos imediatos deste suporte para o utilizador é a navegabilidade pelo conteúdo do iPhone/iPod, no gestor de ficheiros do Ubuntu (nautilus). Claro que para o comum dos mortais, esta funcionalidade não terá assim tanta importância.


Mas o facto do suporte introduzido permitir reproduzir todas as músicas destes dispositivos a partir do reprodutor áudio nativo do Ubuntu (Rythmbox), então o caso muda de figura, tornando esta funcionalidade muito útil.

Acresce ainda o facto, que o próprio Rythmbox irá incluir o Ubuntu Music Store, onde à semelhança do iTunes, o utilizador poderá adquirir músicas no formato MP3 ou OGG Vorbis. Se juntarmos a tudo isto, os rumores existentes da funcionalidade de sincronização das próprias músicas, com o serviço Ubuntu One, então o Ubuntu irá por omissão disponibilizar uma integração de funcionalidades multimédia e experiência com utilizador neste aspecto, na nossa óptica considerada superior à existente de raiz no próprio Windows.

Apesar de aparentemente a Microsoft ter dado um passo em frente no lançamento do Windows 7, a Canonical revela claramente a vontade de corresponder com funcionalidades úteis na versão 10.04. Se juntarmos a estas inovações, a integração com as principais redes sociais, entre outras funcionalidades, que já tínhamos referido aqui, estaremos perante um sistema operativo bastante moderno e capaz de conquistar muitos utilizadores, que anseiam uma experiência multimédia indolor.

Exit mobile version