Pplware

Uber também está a recolher imagens com os seus carros

O interesse da Uber nos serviços de mapas é elevado. Querem garantir a sua independência total de qualquer outro serviço e melhorar o seu serviço base.

Depois de terem comprado o serviço de mapas da Microsoft, lançaram agora a sua primeira frota de carros que está a recolher imagens 3D das ruas e das estradas.

A ideia da Uber é recolher informação dos locais onde os seus carros de transporte de passageiros vão passar, garantindo-lhes um serviço de mapas próprio e com alguns algoritmos próprios e que vão optimizar as rotas dos seus carros.

Esta novidade surge no seguimento da compra da divisão de mapas da Microsoft, e de ter levado com ele perto de 100 engenheiros dedicados a este serviço.

Na prática estes novos carros da Uber não são mais do que os equipamentos que estavam a tratar já desta recolha, mas na altura dedicados ao serviço de mapas da Microsoft.

Mesmo com esta recolha a acontecer, e para já apenas nos Estados Unidos, estes dados não devem aparecer tão cedo aos motoristas da Uber. Estes vão continuar a usar a interface baseada no Google e no Apple Maps, com um algoritmo próprio específico e preparado para optimizar a geração de rotas para os seus carros.

A justificação para esta recolha de dados é para permitir uma melhor gestão de caminhos a serem seguidos e para facilitar aos motoristas da Uber o reconhecimento de locais.

Depois de terem falhado na compra do Here Maps da Nokia, a Uber vira-se agora para a construção de um serviço próprio e que poderá perfeitamente vender a outras aplicações e com outras necessidades.

Não há qualquer indicação de toda esta informação que está a ser recolhida, e que fará parte deste serviço, venha a ser disponibilizada ao público, mas a verdade é que este poderia ser um concorrente ao Google Maps e ao Street View.

Exit mobile version