A Uber é uma das empresas tecnológicas que mais tem dado que falar nos últimos meses. Depois da “empresa de transportes” ter sido proibida de operar em Portugal pelo Tribunal de Instrução de Lisboa e dos vários problemas (especialmente com taxistas) que têm ocorrido à escala europeia, a empresa confirmou recentemente que adquiriu à Microsoft o serviço de mapas do Bing e o negócio inclui também a contratação de 100 engenheiros da empresa de Redmond.
O Uber é um serviço de transporte em veículos ligeiros mas que se afasta do convencional, nomeadamente dos táxis. Este serviço funciona através de uma aplicação para smartphone pela qual é possível solicitar o transporte, acompanhar a viagem e efectuar o pagamento.
De acordo com as informações da própria Uber, a empresa adquiriu recentemente o serviço de mapas do Bing e também contratou à Microsoft cerca de 100 engenheiros que trabalhavam nesse departamento.
A Uber ainda não deu a conhecer qual a sua estratégia para este novo produto mas, certamente irá adaptar ao seu serviço actual tirando o melhor proveito do mesmo. Alguns rumores revelam que este serviço vai poder dar uma estimativa do tempo de chegada dos carros, bem como o UberPool, uma funcionalidade disponível apenas nalgumas cidades, que vai permitir às pessoas partilhar facilmente o seu trajecto. De salientar que a empresa recorre actualmente ao Google Maps.
O negócio entre a Uber e a Microsoft inclui ainda um DataCenter, equipamentos, software e licenças para o uso de outras tecnologias. Desconhecem-se ainda quais os valores envolvidos neste negócio.
Com este negócio a Uber deixa certamente cair a eventual aquisição do serviço Here Maps.