Pplware

Uber apresentou o seu primeiro carro autónomo

Os serviços de transporte vão ser dos que mais vão lucrar com a chegada dos veículos autónomos. Vão conseguir optimizar as suas rotas e aumentar os tempos de funcionamento.

Ciente destas vantagens, a Uber tem estado a trabalhar na sua versão de um carro autónomo, que apresentou agora e que está já em testes de estrada.

Foi há cerca de um ano que o carro da Uber foi detectado pela primeira vez nas ruas de Pittsburg, mas a Uber sempre negou que poderia ser seu. Agora, tudo mudou e a empresa mostrou pela primeira vez uma imagem deste carro a circular e a realizar os testes.

O carro autónomo da Uber é um Ford Fusion híbrido, equipado com o normal equipamento deste tipo de carros. No tejadilho tem presente radares, scanners de laser e câmaras de alta resolução para capturar detalhes do meio onde o carro circula. Ao mesmo tempo que anda na estrada, este carro está a capturar imagens para mapear a cidade.

A escolha de Pittsburg para estes testes deve-se à presença nessa cidade do Advanced Technologies Center da Uber, onde o carro esteve a ser desenvolvido. Tem havido também uma estreita colaboração entre a Uber e as Universidades do Arizona e Carnegie Mellon.

A Uber está ainda num estágio muito inicial do seu projecto, quando comparado com outras empresas, mas a chegada dos testes às ruas de Pittsburg mostra que os desenvolvimentos atingiram já um patamar de maturidade elevado.

Para já o carro da Uber vai sempre ser acompanhado por um condutor que irá intervir sempre que necessário. Há ainda muito a ser feito para ensinar este carro a reagir em momentos mais complexos.

A Uber tem ao seu serviço milhares de motoristas, mas a chegada destes novos carros vão mudar alguma coisa? Prepara-se a empresa para se tornar autónoma? O futuro parece mostrar que esse será o cenário.

Uber

Exit mobile version