São várias as empresas que disponibilizam versões experimentais das suas aplicações ou apps. Com o intuito de dar aos utilizadores a oportunidade de testar as novidades e, ao mesmo tempo, não importunar os utilizadores que queiram usufruir de um serviço estável. A app Twttr, da rede social Twitter, é um desses casos.
Com efeito, a versão experimental do Twitter, a Twttr, está a fazer furor entre os fãs desta rede social.
Uma app criada com o intuito de testar as novas funções que vão sendo desenvolvidas pela empresa. Assim, o Twttr torna-se na primeira paragem para muitas das funções que, em seguida, acabam por chegar à app estável da rede social. Contudo, ninguém preparava a tecnológica para uma semelhante adesão a esta aplicação.
Twttr, a versão experimental da rede social Twitter
De acordo com Sara Haider, a diretora de produto, o feedback da comunidade tem sido extremamente positivo, até em demasia. Ainda de acordo com esta fonte, o motivo para tal adesão é a possibilidade de utilizar, desde logo, as novas funções, sem ter que esperar que as mesmas acabem por chegar, semanas ou meses depois.
Neste momento, algumas das funções experimentais da rede social incluem o botão dedicado à interação com determinados temas ou tópicos de conversa. Algo que acaba por proporcionar uma experiência de utilização e interface menos congestionada. Este sendo o exemplo paradigmático, citado pela diretora de produto.
https://twitter.com/pandemona/status/1115395759178801152?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1115395759178801152&ref_url=https%3A%2F%2F7gra.us%2Foembed-iframe%2F%3Furl%3Dhttps%253A%252F%252Ftwitter.com%252Fpandemona%252Fstatus%252F1115395759178801152%26language%3Dpt
O “protótipo” do Twitter acabou por ser preferido em todas as regiões inquiridas pela rede social. Um feito que mostra a satisfação dos utilizadores para com as novidades que estão a ser preparadas. Além disso, mostram que quem frequenta esta rede social está efetivamente à procura de novas opções e ferramentas de navegação.
A súbita popularidade da app Twttr
Adicionalmente, o Twitter está também à procura do autor do tweet original. Isto é, procura identificar o autor de um determinado tema, a conta que divulgou originalmente uma certa publicação. Algo que, segundo a empresa, ajudará os utilizadores a apurar a origem de uma certa discussão, partilha ou notícia.
Ao mesmo tempo, poderá receber já uma notificação sempre que alguém responda ou interaja com uma das publicações que está a seguir. Isto é, poderá saber quando os seus contactos voltam a partilhar, comentam ou deixam o seu “Like” num determinado tweet que também esteja a seguir ou com o qual tenha interagido.
Temos ainda o modo escuro, aplicado de forma nativa na app Twttr. Esta é outra das funções que está a ser testada e que também já está a chegar gradualmente, a mais conteúdos, na aplicação convencional da rede social Twitter.
Por fim, se também quiser utilizar esta app, terá que preencher este questionário do Twitter.