Pplware

Trump culpa Samsung pelo desaparecimento de 50 mil SMS

A investigação em torno da alegada relação entre Donald Trump e o governo russo continua a ser bastante polémica, tendo agora conhecido um novo capítulo.

Após o senador Ron Johnson entregar uma série de mensagens trocadas entre dois elementos da investigação e de referir o desaparecimento de algumas mensagens, Donald Trump aponta a culpa à Samsung.


Desde que foi apontado como candidato à Casa Branca que o percurso de Donald Trump esteve envolto em muita polémica. Logo após ser nomeado Presidente dos Estados Unidos da América, em 2017, várias suspeitas se levantaram sobre um alegado envolvimento entre Trump e o governo russo, resultando numa influência direta dos russos nas eleições.

Para investigar estas acusações foi nomeada uma equipa de investigação, liderada por Robert Mueller, que não tem tido a vida facilitada. Depois de muita polémica em volta desta investigação, o senador Ron Johnson, do partido republicano, tornou público um grande número de mensagens entre dois ex-membros da equipa de Robert, Lisa Page e Peter Strzok, com suposto conteúdo anti-Trump, antes de o mesmo ser eleito Presidente.

No seguimento, na última sexta-feira, o departamento da justiça levou ao Senado 384 páginas de SMS trocados entre ambos os membros acusados, representando cerca de 9.000 mensagens. No entanto, o FBI afirmou que faltavam cerca de 5 meses de conversações entre 14 de dezembro de 2016 e 17 de maio de 2017, dia em que Robert Mueller foi nomeado para a equipa de investigação. Segundo o Departamento de Justiça Americano, os dispositivos Samsung usados pelo FBI não guardaram dados neste período. No total, é estimado que tenham sido trocadas cerca de 50.000 mensagens no total.

Donald Trump aponta a culpa à Samsung

Tal como já nos habitou, Donald Trump não conseguiu evitar falar sobre este assunto na sua conta do Twitter, embora se tenha enganado nos dados publicados. Nas suas publicações, Trump destaca o facto de terem desaparecido 50.000 mensagens referentes aos 5 meses de mensagens desaparecidas, embora esse valor seja o total de mensagens enviadas, contando com aquelas que estão na posse de Departamento de Justiça.

Além disso, Donald Trump aponta ainda o dedo à Samsung na questão do desaparecimento das mensagens, sendo colocada a hipótese de um problema de software ter apagado permanentemente os cinco meses de mensagens.

Os elementos visados nestas mensagens já abandonaram a equipa de investigação, no entanto isso não impediu o senador Ron Johnson de apontar o dedo à comissão de investigação e de referir que a sua credibilidade foi muito afetada com este incidente.

Exit mobile version