Se é trabalhador independente então está obrigado a emitir recibos verdes. Nos últimos anos têm sido introduzidas várias alterações, e para ajudar os trabalhadores, a Ordem dos Contabilistas Certificados lançou agora um simulador que permite calcular quanto tem de descontar para a Segurança Social.
Há uma nova funcionalidade para quem trabalha com recibos verdes. A funcionalidade foi disponibilizada pela Ordem dos Contabilistas Certificados estando à parte do portal das finanças.
Este simulador é direcionado para os trabalhadores independentes com ou sem contabilidade organizada. Para ajudar os clientes, a Ordem dos Contabilistas Certificados disponibiliza também algumas notas e exemplos que ajudam a usar da melhor forma este simulador.
É já a partir de 2019 que vão existir alterações ao nível dos recibos verdes. Segundo Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, atualmente são mais de 300 mil trabalhadores independentes.
De referir que a partir de janeiro de 2019, se o rendimento relevante mensal médio como trabalhador independente, apurado trimestralmente, for igual ou superior a 4 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais, fica obrigado ao pagamento de contribuições correspondente ao rendimento relevante que ultrapasse aquele limite. Para se ter uma ideia, em 2018, quatro vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais correspondem a 1 715,6€. Este valor não é fixo, e muda a cada ano tendo em conta a economia e a inflação.