Pplware

Teste Drive iOS 4 – Geração Multi-Tarefas

O iPhone 4 foi finalmente apresentado, trouxe muitas novidades e criou alguma expectativa quanto ao seu rigor de construção. Outro factor que está também a criar alguma ansiedade nos utilizadores iPhone, é a chegada do renovado sistema operativo iOS 4. Este sistema recebeu 7 importantes alterações, de um lote de mais de 100 outras melhorias.

Finalmente conseguimos por as mãos na mais recente versão do sistema operativo para o iPhone e deixamos aqui um pequeno teste drive com as primeiras impressões.


Como todos já sabem, o hype deste sistema e as grandes melhorias são: Multitasking, App Folders, optimização do cliente de e-mail, Game Center, uma nova rede social de jogos, e o iAd, serviço de publicidade da Apple. O 4.0 vai estar disponível para iPhone no Verão e para o iPad no Outono.


Numa primeira abordagem, este sistema pareceu-nos mais fluído, embora não seja resulte numa imediata percepção, será no desenrolar das tarefas normais que nos apercebemos de mais agilidade nos menus e no abrir e fechar das aplicações.


Multitasking – Não será novidade dizer que veio ajudar bastante na passagem de serviços basilares, anteriormente fechados para podermos usufruir de outras aplicações. Assim é uito bem recebida esta função, para comutar do mail para o browser, das mensagens para o GPS ou mesmo do iPod para outra qualquer aplicação lúdica. Basta clicar no botão Home duas vezes e veremos as aplicações abertas ou poderemos abrir para saltar para outra aplicação.


Folders – É outra interessante função incluída. Testamos e pela sua funcionalidade abre uma grande janela de oportunidade, principalmente para diminuir a quantidade de ecrãs de aplicações instaladas e possibilitando a criação de pastas por tipo de aplicação. Simplesmente arrastamos as aplicações para cima uma das outras que automaticamente é criada uma pasta com essas apps. A atribuição do nome é automático, dependendo das aplicações colocadas no interior da pasta. O novo iOS4 suporta até 180 pastas num total de 2160 apps, 12 apps por pasta.

iAd – Este novo serviço vai entrar directamente para o patamar concorrencial da Google. A Apple está a apostar na publicidade no iPhone, aumentando a área de acção e potenciando o desenvolvimento de novas e melhoradas aplicações. Esta receita será dividida em 60% para o programador e os restante para a Apple. O objectivo será o aumento das aplicações gratuitas e o aumento da qualidade dessas mesmo aplicações, visando captar o interesse do utilizador iPhone com anuncios interactivos e bem estruturados de forma a não serem aquele extra inestético, ignorado e repugnado pela grande maioria dos utilizadores mas sim um extra apelativo. A tecnologia que estará por trás dos anuncios é HTML5.

Game Center – A Apple através do iPhone e iPod Touch tornou-se também numa vasta plataforma de jogos, onde o seu número ultrapassa mesmo outras consolas portáteis. Nesse sentidos a Apple adicionou um “Game Center” onde os seus jogadores podem desafiar os amigos online, partilhar informações como pontuações máximas, bónus e extras adquiridos. Este serviço é bastante semelhante ao existente na XBOX360 e PS3.

Outras características:

Até ao seu lançamento, novas funções poderão ser reveladas uma vez que o leque previsto é vasto e para os seus programadores foram adicionadas cerca de 1500 novas funções de forma a alargarem as funções das suas aplicações. O iOS4 encontra-se na versão “Gold Master” e está apenas disponível a programadores.


Mais informação: iPhone iOS4

Exit mobile version