Em meados de março, um Tesla Model X P100D colidiu com uma barreira numa autoestrada de Mountain View, Califórnia, tendo sido depois atingido por outros dois veículos. Segundo as autoridades locais, o Tesla começou a arder ainda antes de ser atingido pelas outras viaturas envolvidas no acidente.
De acordo com um relatório preliminar da autoridade americana responsável pela segurança rodoviária, foram detetados “comportamentos anormais” no piloto automático momentos antes do acidente.
Por enquanto é apenas um relatório preliminar, mas as conclusões revelam que existiram falhas no piloto automático do Tesla Model X P100D que colidiu com uma barreira numa autoestrada e que levou à morte, já no hospital, do condutor de 38 anos.
Segundo o relatório, o piloto automático acelerou uns segundos antes do embate na proteção lateral.
De acordo com os registos obtidos pelo próprio sistema do carro, a funcionalidade de piloto automático esteve ativa 4 vezes durante os cerca de 32 minutos da viagem. Além disso, nos últimos 18 minutos e 55 segundos antes do acidente o piloto automático esteve sempre ativo.
No último minuto, o Tesla detetou que o condutor colocou por três vezes as mãos no volante, num total de 34 segundos. De referir que nos últimos 6 segundos as mãos estiveram fora do volante.
O relatório revela ainda que:
- nos 8 segundos antes do acidente, o Tesla circulava a 105 Km/h e seguia o trajeto de outro veículo.
- Nos últimos 7 segundos o carro começou a efetuar um desvio para a esquerda, mas continuava a seguir o veículo da frente.
- Nos 4 segundos antes do acidente o Tesla deixou de seguir o carro da frente.
- Nos últimos 3 segundos a velocidade do veículo subiu para os 114 Km/h e já seguia em direção à proteção
Durante os últimos momentos não há qualquer registo de travagens ou de mudança de direção. Sabe-se também que o cruise control estava definido para o carro circular a uma velocidade de 120 km/h.
As investigações relativamente a este acidente continuam e ainda não existem conclusões finais, apesar de haver fortes indícios de que a culpa poderá ter sido do piloto automático. Apesar da existência desta funcionalidades nos veículos Tesla, a marca insiste que as mãos devem estar sempre no volante.