Apresentado há pouco mais de uma semana, o Tesla Model X quer ser visto como um novo conceito de automóvel, o principio do fim dos carros que conhecemos hoje. E há fortes razões para podermos acreditar.
Elon Musk concebeu o Model X, um carro eléctrico de 115 mil euros, tão rápido como um Porsche e que faz mais de 400 kms sem precisar de recarregar as baterias.
Em traços gerais: o que é o Tesla Model X?
O Tesla Model X tem um aspecto mais familiar que desportivo, mas no que toca à performance é mais desportivo que familiar. Vai dos zero aos 100kms hora em 3,2 segundos, a velocidade máxima são 250 kms/h, e as baterias permitem que tenha uma autonomia de mais de 400 kms sem necessidade de recarregar.
É um veículo de 7 lugares, as portas traseiras abrem de forma inovadora (sem ser uma total inovação), em forma se asa, o que facilita a entrada e saída de passageiros.
Model X é a declaração de guerra à indústria automóvel
Com um “simples” carro, o Tesla Model S, Musk obrigou os fabricantes de automóveis a aceitar o inevitável: os carros eléctricos são o futuro. Agora a Tesla não faz por menos e lança um super bólide eléctrico.
Agora, com o Model X, embora o vejamos como um carro do dia a dia (que o será um dia) ainda estamos a falar de um carro de luxo com um preço a condizer.
Para o ter na sua garagem, dentro de pouco tempo, terá de desembolsar 130 mil dólares (cerca de 115 mil euros) nos Estados Unidos.
Pode ser, contudo, um carro muito à frente do seu tempo. O próprio CEO da Tesla referiu isso:
Nem estou certo de que alguém devesse produzir este carro, na verdade. Quer dizer… Tem muito mais características do que seria necessário, na verdade, para vender um carro.
…Elon Musk na conferência de imprensa em que apresentou o automóvel, na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia.
Pormenores como um sistema de gestão do veículo com opções de velocidade a que a Tesla apelidou de Ludicrous Mode [Modo Absurdo] que permite velocidades incríveis para um tipo de carro como é o Tesla, ou um ar-condicionado que protege contra armas biológicas.
Imagine-se que tem um botão que pode activar o “bioweapon defense mode”. Por meio desse equipamento, o ar-condicionado cria uma espécie de pressão positiva dentro do habitáculo para proteger os ocupantes de um ataque biológico!!!
Exageros à parte, o botão activa um filtro do ar-condicionado do modelo X que é cerca de dez vezes maior do que um filtro normal de um carro, 300 vezes mais poderoso em termos de filtragem de bactérias, 500 vezes melhor em filtragem de alérgenos, 700 vezes mais eficaz para filtrar a poluição atmosférica e 800 vezes mais eficiente em filtragem de vírus.
Quando poderá ser comprado?
Se tem espaço na sua garagem e uma conta bancária que suporte o investimento, então parabéns, escolheu o que de melhor se faz actualmente no mundo automóvel. Mas os interessados no Tesla X que fizerem as suas encomendas a partir do dia de lançamento terão de esperar pelo segundo semestre de 2016, para o receberem.
Em resumo…
O novo modelo da Tesla traz a opção de duas versões, o SUV é equipado com tração às quatro rodas. A versão de entrada está equipada com dois motores eléctricos de 259 cv (cada), um para cada eixo. Esta combinação é capaz de levá-lo dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos, enquanto as suas baterias lhe conferem um alcance estimado de 414 km.
Já a versão topo de gama tem um desempenho ainda mais admirável. Vem igualmente equipado com dois motores eléctricos, um de 259 cv, e outro mais brutal ainda que gera 503 cv e que juntos podem fazer o modelo chegar aos 100 km/h nuns impressionantes 3,2 segundos. Ambos com um pára-brisas panorâmico com “o maior painel de vidro alguma vez montado num carro”.