O respeitado organismo de defesa do consumidor, Consumer Reports, depois dos vários acidentes com o sistema de Piloto Automático existentes nos veículos da Tesla, solicitou que a empresa altere o nome do sistema porque entende que “Piloto Automático” leva ao engano do condutor e isso poderá ser uma das causas dos acidentes que se têm vindo a imputar a este modo de condução.
Além de “solicitar” à Tesla que mude o termo, quer também que a empresa faça modificações substanciais para proteger o condutor.
Está lançada a mais recente polémica depois de vários acidentes serem reportados, um deles com uma vítima mortal, onde os condutores “possivelmente” estariam a utilizar o sistema “Piloto Automático” dos carros da empresa de Elon Musk.
O organismo de defesa do consumidor, Consumer Reports, elaborou um pedido directo à Tesla exigindo que esta desactive o piloto automático e que lhe faça alterações profundas, começando pelo nome, pois da forma como este funciona não é de todo fiável para receber tal habilitação. Além de induzir o condutor em erro, dá uma falsa sensação de autonomia que é muito perigosa para o utilizador.
Tesla debaixo de fogo
No final do semestre passado, o mundo lia a notícia de que um condutor teria morrido numa colisão entre o seu Tesla Model S e um camião. Segundo informações veiculadas na altura pelas entidades, o condutor estaria a ver um filme quando a tecnologia por detrás do Piloto Automático não conseguiu detectar um camião que se cruzava na estrada.
A Tesla, desde então, tem estado debaixo do fogo e defende-se dizendo que o sistema tem regras bem claras. O condutor nunca deve tirar os olhos da estrada, muito menos estar a ver um filme em DVD.
Na aceitação dos termos de utilização, a empresa expressa claramente essa preocupação e o utilizador, ao aceitar a activação da funcionalidade, está a aceitar a responsabilidade de a usar conforme as regras definidas. O argumento agora apresentado pela Tesla faz algum sentido pois o sistema de piloto automático nunca deve substituir completamente o condutor, que por sua vez deve estar atento à estrada para evitar riscos.
Condutores usam o sistema como condução autónoma
Para rebater os argumentos, o Consumer Reports expressou a sua opinião de forma clara e objectiva, dizendo que a maioria dos automobilistas Tesla não estão conscientes desta realidade e acreditam que o piloto automático é totalmente funcional e independente e que, portanto, pode conduzir o veículo sem necessidade de qualquer intervenção humana.
Os argumentos são esgrimidos de ambos os lados levando a Tesla a confrontar o Consumer Reports com os números. Até à data, o seu sistema de Piloto Automático foi utilizado em mais de 209 milhões de quilómetros e apenas foi registado um acidente fatal.