Pplware

Tesla em Portugal: Afinal não há qualquer gigafábrica

Uma das notícias que se destacou na semana passada foi sem dúvida a chegada oficial da Tesla a Portugal. Os clientes portugueses podem, a partir de agora, encomendar online um Tesla Model S ou um Model X. Contudo, parece que os preços não estarão a conquistar o mercado nacional.

Quanto à vinda da gigafábrica para Portugal, segundo consta e depois de muitas expectativas, não há nada… pelo menos por agora.

A Tesla não está a pensar fabricar em Portugal

Os portugueses sonharam com uma gigafábrica da Tesla em Portugal! Criaram-se grupos online, apresentaram-se os mais diversos motivos e vantagens para a instalação desta super fábrica… sim, até o Governo português fez o seu trabalho. Mas afinal não há qualquer plano para a construção de uma fábrica da Tesla na Europa.

A confirmação foi dada pelo responsável da marca norte-americana em Portugal em declarações ao Expresso, Jorge Milburn que referiu que existiu o contacto de vários governos europeus mas refere que, actualmente, a empresa ainda nem sequer começou a procurar uma localização para essa fábrica. Milburn refere ainda que no futuro, a Tesla irá certamente procurar um local para instalar fábricas na Europa e na Ásia, para garantir capacidade de produção para os mercados desses continentes.

Quanto à Tesla em Portugal, Jorge Milburn, já tinha revelado ao DN que “a nossa garantia vai ser válida em Portugal, ou seja, quem comprar um dos nossos carros sabe que tem a manutenção ou a resolução de qualquer problema assegurada em Portugal”. Este responsável adiantou ainda que a marca norte-americana vai “ter técnicos da Tesla a trabalhar aqui para resolver qualquer problema que se passe com os carros. Isso é muito importante”.

Portugal vai ter três postos com supercarregadores. Fazendo uso desta tecnologia, um proprietário de um Tesla poderá carregar durante 30 minutos as baterias e obter uma autonomia de 270 km. No caso do carregamento ser feito num posto público, pelo mesmo período de tempo, a autonomia é de apenas 136 km.

Será mesmo que Portugal alguma vez terá uma gigafábrica?

Exit mobile version