Pplware

Tecnologia Portuguesa: Satélite europeu dos ventos lançado terça-feira

É já na próxima terça-feira que a Agência Espacial Europeia (ESA) vai lançar o Éolo, o satélite que vai estudar os ventos da Terra e conta com tecnologia portuguesa.

O lançamento será realizado a partir da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa e tem hora prevista para as 22h de Lisboa.


Foi baptizado de Éolo (nome do guardião dos ventos da mitologia grega) e é um satélite, com tecnologia portuguesa, que vai ser lançado já na próxima terça-feira. O satélite levará equipamentos fabricados pelas empresas aeroespaciais portuguesas LusoSpace e Omnidea e irá permitir aos cientistas obterem informações sobre a velocidade do vento quase em tempo real.

De acordo com as informações da ESA, este satélite tem tecnologia ‘laser’ de ponta que possibilitará a medição dos ventos terrestres e obter informações sobre as nuvens.

O aparelho irá disparar pulsos de luz ultravioleta (invisível) na atmosfera da Terra, um método considerado inovador para estabelecer o perfil de ventos a partir do espaço. Posteriormente, com base nos dados recolhidos, irá ser possível avaliar melhor como a atmosfera funciona, contribuir para a investigação sobre as alterações climáticas e ajudar na previsão meteorológica de fenómenos extremos como furacões ou o El Niño.

De referir que atualmente, a informação sobre os ventos é obtida a partir de balões meteorológicos, instrumentos em terra, aeronaves, rastreamento do movimento das nuvens e instrumentos de satélite que medem o vento próximo da superfície dos oceanos.

Via

Exit mobile version