Pplware

Tecnologia da Apple contra Roubo e Jailbreak de iPhones

Sempre a inovar nos seus serviços e a fascinar no seu modo de trabalhar, a Apple não pára de nos surpreender. Desta vez a empresa de Steve Jobs desenvolveu uma tecnologia capaz de espionar e seguir os iPhones que foram roubados para que, desta forma, possam voltar para os seus donos. Outro objectivo da tecnologia é impedir o JailBreak.

Decerto que quem tem um iPhone o estima muito, não quero dizer com isto que quem tem outra marca de telemóvel também não a estime. Desta forma, os utilizadores de iPhone não ficariam muito contentes caso o seu smartphone fosse roubado ou o perdessem. Imaginem por um instante, quem possui um iPhone, esta situação. Não é nada agradável nem a pensar. Mas a Apple apresentou a solução para essa situação.

Caso o utilizador do smartphone, tenha activo o serviço MobileMe, pode bloquear o acesso aos dados do iPhone e até mesmo registar qual a posição do mesmo, por via remota. Relativamente à pessoa que o roubou, já há mesmo casos registados de criminosos que foram presos, graças a este recurso. Mas a Apple quer aperfeiçoar este serviço. E por essa razão é que esta patente já estava na empresa no início deste ano, mas só ontem, 20 de Agosto, é que foi divulgada.

Este mecanismo, segundo a empresa de Jobs, gravará a voz do utilizador, o que roubou ou está em posse ilegal do equipamento, tirará fotos e marcará a localização geográfica onde este se encontra, com base na foto que foi tirada. Este processo ocorrerá de forma discreta, sem que a pessoa se aperceba.

O objectivo desta recolha de informação é o de avisar o verdadeiro dono do iPhone, enviando uma mensagem por SMS, por Messenger, VoiP ou outro meio disponível, e alertá-lo que o seu equipamento está a ser usado por alguém, que foi roubado ou está simplesmente perdido. A mensagem dirá também quem é a pessoa que está em posse do smartphone e onde se encontra, bem como que permite um bloqueio total do aparelho, tornando-o, desta forma, inutilizável.

Para além deste objectivo, este sistema seria também uma ameaça aos utilizadores cuja finalidade do seu iPhone, é o Jailbreak, isto é, desbloquearem o equipamento para colocarem software não autorizado pela empresa do mesmo, a Apple.

Com este sistema, a empresa de Steve Jobs conseguiria identificar a presença de alterações no smartphone, bem como impedir esse mesmo Jailbreak, quer para uso de outros operadoras, quer para softwares que a Apple não permite que se usem.

Parece que Steve Jobs está decidido a criar um forte nos seus produtos. Será que os vai conseguir defender? Macworld

Exit mobile version