Pplware

TDT em Portugal terá mais quatro canais… diz ministro

A TDT – televisão digital terrestre – é uma tecnologia de tele-difusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que substituiu a tele-difusão analógica terrestre (televisão “tradicional”). Actualmente em Portugal estão disponíveis 5 canais: RTP1, RTP2, SIC, TVI e o canal Parlamento. Contudo, irão agora fazer parte da oferta 4 novos canais.

Este anúncio foi feito por Luís Filipe Castro Mendes, ministro da Cultura.

Os 4 canais que irão fazer parte da grelha da TDT serão dois canais públicos e dois canais privados. Os públicos avançam numa primeira fase, e os privados numa outra fase do processo de alargamento da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT) que o Governo vai levar a cabo com o apoio do Parlamento.

Esta informação foi veiculada por Luís Filipe Castro Mendes durante a audição parlamentar no tema dedicado à defesa dos direitos e liberdades da comunicação social. Na próxima semana, os partidos BE, PEV, PCP e PS irão apresentar ao parlamento quatro propostas à abertura da TDT a mais canais para além dos cinco actuais.

“Na comunicação social, este Governo já alargou as verbas da Lusa de maneira” a que esta agência de notícias “pudesse respirar e ganhar o seu papel importante de circulação das notícias entre os países de língua portuguesa” e também de dar notícias ao resto do mundo destes países, referiu.

“Estamos satisfeitos com os projetos que foram apresentados”, acrescentou.

Após serem criados os dois canais públicos que irão fazer parte da nova grelha da TDT e consultadas as “entidades competentes, reguladoras e operadoras”, irá seguir-se a abertura do concurso às empresas privadas para a alocação de mais dois canais de TDT.

Apesar de vários problemas ao longo dos últimos anos, a TDT tem actualmente uma melhor cobertura à escala nacional e, segundo a ANACOM, a disponibilidade é de quase 100%.

Exit mobile version