Pplware

TDT: Governo vai abrir concurso para dois novos canais

Foi no dia 1 de Dezembro que a TDT ganhou mais dois canais, a RTP3 e a RTP Memória. Estes novos canais juntaram-se à RTP 1 e 2, SIC, TVI e ARTV mas há ainda espaço para dois novos canais que serão atribuídos a operadores privados após concurso público.

Apesar de ainda não existir uma data definida, o Governo já manifestou intenções de avançar com o processo ainda este ano.


A TDT – televisão digital terrestre – é uma tecnologia de tele-difusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que veio substituir a tele-difusão analógica terrestre (televisão “tradicional”). 

No ano passado o Governo aprovou a inclusão de 4 novos canais (apesar da ANACOM referir que só havia espaço para 3) na TDT, sendo que atualmente a RTP3 e a RTP Memória já se encontram disponíveis. Os dois canais em falta serão para operadores privados. 

Em declarações à CM, o gabinete de Luís Castro Mendes, ministro da Cultura que tem a pasta da Comunicação Social, esclareceu que será lançado “um concurso por licença”. Apesar da mesma fonte adiantar que “não está definida a tipologia” dos canais que vão reforçar a oferta da TDT, o facto de existirem dois concursos deixa antever que as estações poderão ter géneros diferentes (como generalista, informação, infantil, ficção ou desporto).

O processo encontra-se um pouco atrasado por ainda não estar definido o futuro conselho regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, entidade que atribuiu as licenças. Leia também…

Exit mobile version