Pplware

TDT: Afinal quais serão os dois canais que estão em falta?

A TDT (Televisão Digital Terrestre) chegou a Portugal em outubro de 2008, em emissão experimental, a partir do retransmissor de Palmela. Depois de ultrapassadas várias barreiras tecnológicas e de mercado, a TDT chegou aos portugueses em 2012 e hoje estão disponíveis sete canais: RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória, SIC, TVI e o Canal Parlamento… mas faltam dois.

Saiba quais serão os dois possíveis canais que poderão fazer parte da grelha do TDT (no imediato).


São sete os canais que fazem atualmente da grelha do TDT. Como já é do conhecimento público, o 5G em Portugal vai obrigar a mudanças no serviço.

A libertação da faixa, que deve começar no último trimestre de 2019 e decorrer até 30 de junho de 2020, implica que haja uma migração da televisão digital terrestre para uma nova faixa de frequências – Saber mais aqui.

Novos canais da RTP poderão fazer parte da TDT

Não está fácil a decisão para encontrar os dois canais em falta para completar a grelha do TDT. O processo parece não estar parado, e a RTP Açores e Madeira poderão ser os dois canais escolhidos para encaixar de imediato na grelha da Televisão Digital Terrestre (a nível nacional)… até para cumprir o que foi prometido pelo Governo.

No entanto, poderão ainda existir propostas dos privados, sendo que tudo está em aberto tanto ao nível comercial como ao nível técnico.

A televisão digital terrestre ou TDT veio substituir a televisão tradicional. O sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional (analógica), continuando a ser captado por uma antena exterior ou, em zonas de melhor receção, por uma antena interior.

Que canais gostaria de ver naTelevisão Digital Terrestre?

Leia também…

 

Exit mobile version