Foi no início de 2019 que o Governo baixou o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP). No entanto, quatro dias depois, o Governo aumentou a taxa de carbono sobre os combustíveis, o que significa… aumentos!
O aumento da taxa de carbono deverá “anular” a descida dos preços que aconteceu no início do ano.
A nova taxa de carbono sobre os combustíveis (que estabelece que alguns produtos petrolíferos e energéticos estão sujeitos a um adicionamento sobre as emissões de CO2) foi publicada esta sexta-feira.
Segundo a portaria, a taxa de carbono vai sofrer um agravamento que chegará aos 1,5 cêntimos por litro no gasóleo. A atualização estava já prevista no Orçamento do Estado, mas só foi aplicada quatro dias depois de ter descido o imposto petrolífero da gasolina.
Segundo o observador, com a atualização desta taxa e o aumento previsto por causa das condições de mercado, que irá variar entre 1,5 cêntimos no gasóleo e os 2 cêntimos por litro na gasolina, a descida dos preços sentida no início do ano deverá ficar anulada. Isto no caso da gasolina, pois no gasóleo, o efeito será mais penalizador já que este combustível não beneficiou da descida do ISP.
Os aumentos dos preços pode ser acompanhados no Portal “Preço dos Combustíveis Online“.
Esta medida promove a transição tendencial para uma economia de baixo carbono, objetivo que tem assumido grande relevância no plano nacional, em linha com o contexto internacional.
Os aumentos, que serão aplicados já na próxima semana, irão acabar com um ciclo de 11 semanas de baixas consecutivas nos preços finais da gasolina e do gasóleo.
Leia também…