A Microsoft este ano esteve num ritmo de produção como há muito tempo não se via. O Windows 8, o Office 13, o Windows Phone 8 e até o Surface foram as faces visíveis de todo o trabalho que foi produzido.
O Surface RT está já à venda e tem mostrado que vai ser um sucesso na quadra natalícia. Mas a maioria espera pelo Surface Pro, uma máquina capaz de substituir um PC e que corre uma versão do Windows 8 igual à que podemos ter em qualquer PC.
Depois da disponibilização do RT havia a dúvida dos preços e das datas de lançamento para o mercado do Surface Pro. Essas dúvidas estão agora desfeitas com a apresentação por parte da Microsoft dos preços do novo Surface Pro e das suas datas de comercialização.
Estes dados, para além de passarem a estar disponíveis no site dedicado ao Surface, foram também publicados no blog oficial da Microsoft.
A comercialização do novo Surface Pro vai ser iniciada já em Janeiro do próximo ano. Esta versão do Surface irá ter instalada a versão Pro do Windows 8, o que significa que será capaz de correr qualquer aplicação que tenham instalada no vosso computador actual, mesmo que não tenha sido criada para a Modern UI.
Os preços e versões do novo Surface Pro foram também apresentadas e este equipamento será comercializado em duas versões distintas, sendo apenas diferente o seu espaço.
A versão de 64GB terá um preço de $899 e a versão de 128GB terá o preço de $999. Ambas as versões vão incluir a caneta Surface com tecnologia Palm Block e vão poder usar a Touch Cover ou a Type Cover, vendidas em separado.
O Surface com Windows 8 Pro usa os mesmos princípios de design elegante que equipam o Surface com o Windows RT, incluindo a estrutura Dark Titanium VaporMg, duas antenas MIMO 2×2 projectadas especificamente para o Surface e, claro, o suporte integrado na estrutura.
Claro que existem diferenças entre o Surface RT e o Surface Pro. Este último será equipado com um processador Intel Core i5 e placa gráfica Intel HD Graphics 4000.
Este conjunto dará a capacidade e o suporte ao Surface Pro para ter um desempenho gráfico excelente, com os seu ecrã de 10.6” e 16:9, que conseguirá ter uma resolução Full HD de 1920×1080. A memória que acompanha o Surface será de 4GB.
Este Surface incluirá também uma porta USB 3.0 port. O seu Mini DisplayPort permitirá ligar um ecrã com resolução até 2560X1440.
Terá também a capacidade de receber escrita através da caneta que o acompanha, com recurso à tecnologia Palm Block, quer permitirá uma escrita continua mesma que toque com a palma da mão no ecrã.
A bateria do Surface Pro deverá ter uma duração de 4 horas e meia, metade do que é anunciado para o Surface RT.
A Microsoft deposita muitas esperanças neste equipamento, indicando que será capaz de substituir qualquer PC, com a vantagem de ser um tablet. O Windows 8 Pro terá a capacidade de correr qualquer aplicação disponível no PC, tornando assim o Surface um PC num corpo de um tablet, com todas as vantagens de portabilidade associadas.
Surface with Windows 8 Pro will run your current Windows 7 desktop applications – it’s a full PC AND a tablet.
And all this in a PC that will weigh less than two pounds and be less than 14 millimeters thick.
Resta esperar pelo inicio de 2013 e ver se as certezas da Microsoft se concretizam. A disponibilização do Surface Pro virá tornar ainda mais aguerrido um mercado que actualmente está em ebulição, com propostas das mais diferentes marcas e “filosofias”.