Pplware

Surface Pro Hands On – Primeiras Impressões

Depois do anúncio do lançamento do Surface Pro para 30 de Maio em todo o país, o Pplware esteve há momentos nas instalações da Microsoft Portugal para uma apresentação da mais recente jóia da coroa da gigante de Redmond. Além do esclarecimento de algumas questões interessantes com o CTO da Microsoft Portugal, Miguel Caldas, tivemos ainda um hands on que nos permitiu tirar algumas primeiras impressões.

Saiba tudo acerca do gadget que pretende unir o mercado dos tablets e PCs.

Foi no Microsoft Lisbon Experience que bloggers e jornalistas se reuniram para uma apresentação do novo Surface Pro, a ser lançado já no próximo dia 30 de Maio. O Pplware teve a oportunidade de utilizar e apreciar o novo gadget da Microsoft.

Peso e Dimensões

Comparativamente ao Surface RT, a versão Pro não é muito mais pesada. É claro que 900 gramas se sentem, mas estamos a falar de um PC ultraportátil na forma de tablet e tendo tal em consideração, o seu peso é bastante razoável. É mais espesso, mas nada por aí além. Lembrem-se que estamos a falar de hardware digno de PC de última geração, tudo em apenas 1,35 cm de espessura.

A resistência do chassis é elevada, tal como na versão RT. A liga de magnésio utilizada e o facto do chassis ser uma única peça torna-o numa mais leve e robusto, sem qualquer ranger.

Ecrã, teclado e caneta

O ecrã é soberbo: Full HD em 10.6”. O brilho e a definição são absolutamente fantásticos. A interacção pode ser feitas em 3 formas: usando o toque, sendo possível reconhecer individualmente 10 pontos de toque (as 2 mãos); usando a caneta (incluída) com 1024 níveis de pressão e altamente sensível e fácil de usar; ou usando o teclado (não incluído) que se liga ao Surface por íman e está disponível numa versão com teclas touch e teclas normais.

A caneta com 1024 níveis de pressão permite uma escrita muito natural e realista; existe muito pouco atraso do ecrã face à ponta da caneta; a mão é ignorada quando se escreve; é possível aproximar o bico do ecrã e obter dicas acerca do local apontado.

A caneta com 1024 níveis de pressão é incluída no preço do Surface Pro. Na imagem, o teclado está fechado e faz também de capa, com um acabamento em feltro muito agradável ao toque.

Vídeo: Escrita com a caneta

Bateria

O Surface Pro promete 4 a 6 horas de bateria com as definições por omissão. Questionámos Miguel Caldas acerca da disponibilização de uma possível dock ou teclado que estendesse a duração da bateria. “Isso não posso dizer [risos]. O que posso dizer é que até ao fim do ano podem esperar muitas novidades interessantes no que toca a acessórios.”

Conectividade

“Mantemos a mesma linha relativamente à conectividade. Queremos que tanto o utilizador profissional light ou o mais exigente seja capaz de fazer uma apresentação no cliente, por exemplo”. Para isso incluiu-se uma porta HDMI (no Surface) ou uma mini display port (no caso do Surface Pro).

O Surface Pro não inclui 3G, como muitos tablets disponíveis no mercado. Quando confrontado com esta realidade, Miguel Caldas referiu que, embora seja possível ligar uma pen 3G à porta USB, não é essa a linha seguida pela Microsoft. Considerando a cobertura Wi-Fi cada vez maior, a existência de routers 3G e a partilha de 3G via tethering do smartphone, a empresa decidiu retirar esta funcionalidade.

Compatibilidade

“Tudo o que funciona e não funciona no Windows 8 continua a ser verdade no Surface Pro”

Relativamente à garantia da compatibilidade do Windows 8.1 com o Surface Pro, a resposta foi positiva. Quando a mesma questão foi colocada em relação a futuras versões do Windows, a resposta foi dada sem certezas mas, considerando o hardware da máquina e os objectivos da Microsoft a longo prazo, foi-nos dito que seria muito provável o acompanhamento do dispositivo. Pelo menos mais do que acontece com os dispositivos Android ou Apple.

Miguel Caldas relembrou que não é qualquer software house que dá suporte a um produto durante 14 anos, como é o caso do Windows XP – “Os bits não apodrecem”, lembrou.

A interface Modern UI do Windows 8 – o “menu iniciar”.

Outra grande vantagem do Surface Pro, referiu, é a possibilidade de instalar apps nativas do Windows 8 sem passar pela Loja de Aplicações, e claro, pela aprovação da Microsoft. Isto torna-se particularmente útil para developers e empresas, tanto para testar apps como para as instalar em todos os dispositivos da empresa. Foi inclusive feito um caso de estudo na Sogrape, empresa produtora de vinhos como o Mateus Rosé, veja aqui o vídeo.

Um tablet para o mundo empresarial

Em termos de gestão empresarial, a máquina é vista como um PC comum, não há diferença rigorosamente nenhuma. Os drivers são diferentes obviamente, mas não passa disso.

O modo “desktop” no Surface Pro, permitindo a execução das aplicações tradicionais e muito exigentes.

“No mundo empresarial existem milhões de aplicações programadas para uso da própria empresa e que não são contabilizadas na loja de aplicações. É nessa retro-compatibilidade que o Surface Pro pretende vingar”, afirmou.

Futuro: apenas UMA plataforma de desenvolvimento?

“A nossa intenção é, no futuro, dar aos developers apenas uma plataforma de desenvolvimento. O developer não terá de se preocupar com o tipo de arquitectura do dispositivos, seja um smartphone, consola, tablet ou PC”. Isto já é possível no caso das aplicações Windows 8 e Windows Phone 8 – a Microsoft, pouco a pouco, vai dando passos nesse sentido.

O Surface e os fabricantes OEM

“O Surface será sempre da Microsoft”, garantiu. É um produto da marca, com hardware da marca e feito usando processos de fabrico proprietários. O objectivo será criar uma  linha de referência de produtos Windows 8, que “espicace” o mercado dos fabricantes OEM parceiros da Microsoft e que consiga gerar mais inovação e alternativas para os consumidores.

Preço e disponibilidade

O Surface Pro será disponibilizado em duas versões: a de 64GB custará 879€ enquanto que a de 128GB chegará aos 979€. Estará à venda na Fnac, Worten, Media Markt, El Corte Inglés e Staples.

Especificações técnicas
SO Windows 8 Pro. Compatível com as apps disponíveis na Loja Windows, executa aplicações de ambiente de trabalho do Windows 7 e anteriores e integra-se com a infraestrutura de gestão empresarial existente.
Exterior 27,5 x 17,3 x 1,35 cm 900 g Armação do VaporMg Cor Titânio Escuro Botões Volume e Ligar/Desligar
Armazenamento 64 GB, 128 GB
Visor Visor Full HD ClearType de 10,6″ 1920×1080 pixéis 16:9 (ecrã panorâmico) Multitoque de 10 pontos
Introdução por Caneta Introdução por caneta e caneta (incluída na compra) com 1024 níveis de pressão
Chip Processador Intel Core i5 de 3ª geração com placa gráfica Intel HD Graphics 4000 4 GB de RAM Dual Channel
Rede Sem Fios Wi-Fi (802.11a/b/g/n) Tecnologia Bluetooth 4.0 de Baixo Consumo
Bateria 42 W-h, 4 a 6 horas
Câmaras e A/V Duas LifeCams HD 720p, visão dianteira e traseira com True Color Microfone, Altifalantes estéreo
Portas USB 3.0 de tamanho integral Ranhura para cartões microSDXC Entrada de auscultadores Mini DisplayPort Porta da Cover
Sensores Sensor de luz ambiente Acelerómetro Giroscópio Bússola
Fonte de Alimentação Fonte de alimentação de 48 W (incluindo USB 5 W para carregamento de acessórios)
Garantia 2 anos

Considera adquirir um Surface Pro?


Homepage: Site | Online Store

Exit mobile version