Pplware

Surface 2 Pro ainda vem equipado com processador i5 antigo

Foi no início do passado mês de Janeiro que a Microsoft, de forma muito discreta e sem qualquer anúncio, resolveu alterar o processador que equipa o modelo Pro do seu novo Surface.

Mas mais de 3 meses depois desta mudança, a a Microsoft ainda está a vender equipamentos com o processador antigo, isto mesmo depois de ter sido confirmada a sua alteração.

A mudança, que foi detectada no passado mês de Janeiro, mostrava que o processador Intel i5-4200U de 1.6GHz tinha sido substituído por um Intel i5-4300U de 1.9GHz.

A resposta da Microsoft na altura foi meio evasiva e apontava várias possíveis razões para a alteração, fazendo esta parte de um plano de melhorias destes equipamentos, havendo vários factores que o podem provocar, desde a rotura de stock dos fabricantes até à necessidade de melhoria dos próprios equipamentos.

Mas a verdade é que, e segundo o site PCPro, o Surface Pro ainda está a ser vendido com o processador 4200U e não com o mais recente 4300U.

A história que é apresentada relata o caso de uma leitora desse site que comprou um Surface Pro 2 e que recebeu uma máquina equipada com o processador mais antigo.

O relato da leitora mostra que esta, mesmo sabendo da alteração anunciada, contactou por telefone para confirmar que este seria o processador a acompanhar a máquina.

A razão desse contacto prendeu-se com a informação disponível no site do Surface Pro, que não especifica o processador, limitando-se a indicar que é um “processador Core i5 de quarta geração da Intel”.

Ao receber o seu Surface Pro 2 reparou então que este não correspondia ao que tinha sido informado, tendo contactado novamente a Microsoft, onde o informaram que tinha sido um erro da pessoa que o tinha atendido e que havia uma rotura de stock, sendo por isso enviado o modelo com o processador 4200U.

Foi aconselhada a devolver o Surface, aguardar mais alguns dias e a contactar novamente a Microsoft para verificar da disponibilidade do produto pretendido.

No final do período pedido, voltou a contactar a Microsoft onde, mais uma vez, lhe foi garantido que o processador seria o mais recente.

Ao receber novamente o seu Surface Pro 2 voltou a constatar que o processador era o 4200U e não o 4300U. Com novo contacto com a Microsoft foi-lhe indicado que haviam muitas queixas referentes a problemas similares.

A leitora acabou por ainda não comprar o Surface pois espera que esteja disponível a versão com o i5-4300U.

É estranha esta situação pois a Microsoft tinha realizado a troca no final do ano e esse processador estaria já fora dos planos para o Surface, ainda mais quando as informações internas apontam para a utilização do 4300U já nos modelos actuais.

Exit mobile version