O Departamento de marcas e patentes dos Estados Unidos dá razão a Steve Jobs, contra as pretensões da Google e Samsung.
Uma das patentes que Steve Jobs afirmava ter sido usada de forma abusiva, pela Google e Samsung, está relacionada com a actividade multi-toque, a chave do sucesso do que conhecemos hoje como smartphones intuitivos e precisos ao toque. Seria esta a razão que Steve afirmava despoletar uma guerra “termo-nuclear” contra a Google por ter roubado tecnologia Apple?
No último ano, a famosa patente No. 7,479,949 de Steve Jobs para actividades multi-toque, foi consecutivamente alvo, na tentativa de ser invalidada pelo Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) após terem, de forma anónima, desafiado esse organismo a provar a sua legalidade (amplamente especulado que teria sido a Google e a Samsung).
O site FOSS Patents mostra agora um relatório, onde se pode ver que estas patentes, após um profundo re-exame pelo USPTO, foram confirmadas as 20 patentes reclamadas pela Apple, sustentando assim que todas as tecnologias inclusas nessas patentes tinham objecto de registo.
Este é um passo muito importante para a Apple, pois poderá agora, com estas patentes em mãos que são suas e comprovadas pelo mais alto organismo de marcas e patentes, ter uma acção estratégica contra a Google, Samsung e todos os fabricantes que usam Android.
(…) the Steve Jobs patent is even stronger than it was before someone (presumably Samsung and Google) challenged it anonymously. On September 4, 2013, the USPTO issued a reexamination certificate confirming the patentability of all 20 claims because the prior art neither anticipated this invention nor renders it obvious.
O relatório dá conta também que a Samsung terá agora de descobrir uma forma de evitar infracções às patentes de Steve Jobs e com isso ver os seus produtos banidos dos Estados Unidos, tal como a Samsung requisitou o mercado a fazer aos produtos da Apple, em Agosto passado, acção essa só contornada pela oposição do presidente Barack Obama.
Enquanto a Google reclama que há muitas tecnologias anteriores ao registo da Apple para sustentar a sua utilização, não consegue, contudo, uma dessas tecnologias credíveis que possa invalidar o registo da Apple.
O especialista em patentes, Florian Mueller, acredita que é inevitável a Google e todos os que comercializam Android pagarem royalties à Apple e assinarem um acordo de anti-clonagem tal como foi assinado pela HTC. [via | iPhone Hacks]
Estamos perante um revés que confere à Apple total legitimidade. Steve afirmava que o Android era uma cópia do que a Apple produziu, mas esta questão terá de ser vista com cuidado, até porque actualmente a tecnologia multi-toque referida, apesar de patenteada por Steve Jobs, é uma tecnologia essencial.
Será que vai notar-se o impacto deste esclarecimento no mercado dos equipamentos Android?!