A Apple nos últimos anos tem garantido uma sustentabilidade financeira e produtiva sem precedentes e isso deve-se a uma estratégia talhada já há alguns anos, não é de agora. “A Apple sempre andou à frente do seu tempo”, esta foi uma das muitas afirmações proferidas pelos líderes das grandes empresas do sector.
Assim, não é de estranhar as informações que revelam a existência de uma plano de evolução deixado por Steve Jobs para a sua empresa e mais concretamente para a evolução dos produtos Apple mais conceituados.
A morte se Steve Jobs fez o mundo suster a respiração e muito se falou na Internet e na imprensa em geral, do visionário, do inventor e do pilar importante que foi e é Steven Paul Jobs no mundo da tecnologia. Evo App, uma empresa que estuda as redes sociais, criou um info-grafismo que mostra o quanto o Twitter tem Steve Jobs em grande consideração.
Esta informação gráfica dá a conhecer um impressionante número de 10 mil tweets por segundo dedicados à morte do fundador da Apple, um número que somado ao top 10 das pesquisas no Google, mostram o quanto a vida de Steve Jobs era mesmo importante no mundo real.
Steve deixou o futuro alinhavado
Segundo fontes próximas da empresa de Cupertino, Steve Jobs planeou detalhadamente a evolução dos seus produtos, mais concretamente o iOS, iPod e MacBook para os próximos anos. Estes planos foram traçados com precisão e estão com muito detalhe, permitindo que o futuro destes produtos seja de acordo com um plano traçado por ele há alguns anos. Desta forma Steve planeou a sustentabilidade da própria Apple.
Steve Jobs fala pela primeira vez em 1997 na Cloud
Um projecto que Jobs acompanhou de perto e deixou uma estratégia de mercado, visando estar um passo à frente dos seus concorrentes, foi o serviço iCloud, o serviços que ele já falava em 1997 e que, segundo ele, será uma das mais eficazes ferramentas ao serviço das pessoas.
Deixou bem claro que a Apple deverá implmentar sempre as mais avançadas tecnologias no que toca aos serviços que gravitam em torno da Cloud.
Estes planos, contudo, não são surpresa pois a empresa sempre teve como estratégia “pensar à frente”. Um dos exemplos muito claros dessa estratégia é o próprio iPad que foi desenhado e patenteado em 2004 e somente foi lançado em 2010, mostrando a habilidade da Apple em pensar no futuro, num futuro longínquo e não num ou dos trimestres à frente.
Steve Jobs apresenta Apple Campus 2 na Assembleia Municipal de Cupertino
Na sua caminhada, Steve, dois meses antes de apresentar a sua resignação ao cargo de CEO na Apple, em Agosto de 2011, deslocou-se ao Cupertino City Council onde apresentou os planos para o próximo Campus da Apple.
Uma obra notável, The Cupertino Spaceship, que irá empregar 12 mil trabalhadores numa infraestrutura com cerca de 290 mil metros quadrados, perto do Campus actual mas com uma construção vanguardista, será ecologicamente sustentável, existindo no seu interior um “centro de energia” de gás natural e outras fontes limpas, bem como transportes movidos a bio-diesel que deslocarão as pessoas pelo Campus. Este espaço irá ter um aumento de 60% no número de árvores plantadas.
O Campus estará ainda equipado com um auditório para os futuros eventos da Apple, refeitório para atender até 3.000 pessoas simultaneamente e deverá estar pronto em 2015.
Apenas um dia antes da morte de Steve Jobs, Tim Cook, o novo CEO da Apple, anunciava a quinta geração do Smartphone da empresa, o iPhone 4S. Embora este tenha um aspecto igual à versão anterior e ter sido apontado por muitos analistas como uma “decepção”, este em 24 horas bateu todos os recordes de encomendas ao ultrapassar a barreira do milhão de unidades. [via]
Como seria a vida de um visionário, após ser-lhe diagnosticado um fim de vida precoce? Quais os projectos que ainda não foram mostrados ao mundo e já estruturados pelo Steve Jobs?