Pplware

Stars, mais um segredo da Google que acabou de vir a público

Todos os novos produtos da Google são, como seria de esperar, criados e testados no maior secretismo. Mas, como também é normal, as fugas de informação e as falhas de controlo acontecem e este acabam quase sempre por serem públicos de forma não oficial antes do tempo.

Pois essas fugas e falhas voltaram a acontecer e o mais recente produto que a Google se preparava para apresentar acabou por vir a público antes do tempo.

O Stars, um novo gestor de favoritos para o Chrome, está já disponível, por canais não oficiais e todos podem testá-lo e ver o que a Google tem para apresentar.

O Google Stars vai ser o mais recente serviço que o gigante das pesquisas vai oferecer aos utilizadores do seu browser.

Será uma forma diferente destes adicionarem, gerirem e partilharem os seus sites favoritos, concentrando-os numa nova interface, alargando as suas capacidades de organização e de gestão destes.

Com o Stars vai ser possível ver de forma muito mais detalhada os sites que guardamos para visitar frequentemente ou que queremos guardar para ler mais tarde.

Todos os conteúdos e sites que ali guardarmos vão ser privados e apenas acessíveis pelos seus utilizadores, mas havendo a possibilidade destes serem partilhados através da criação de pastas públicas onde os favoritos vão ser acessíveis por todos.

Há já vários meses que o Stars vinha a ser falado depois de ter sido encontradas referências a ele no código de vários produtos Google. Depois dessa descoberta não tardaram a surgir imagens da interface e até vídeos do Star.

Esperava-se que o Stars fosse apresentado na conferência I/O, que acontecerá já no próximo mês de Junho, mas a extensão que vai dar suporte a este novo serviço acabou por surgir na Internet.

Foi o site Caschys que a colocou pública e que a apresentou primeiro ao mundo, depois de esta ter sido descoberta por acaso na Chrome Store, de onde foi já retirada.

Depois de instalarem a extensão Stars, vão notar que na Omnibar passam a ter presente um novo ícone, em substituição da estrela que indicava que esse site era ou não um favorito.

A mudança é meramente visual pois a função acaba por ser a mesma, adicionar um novo favorito! Este estará a cinzento se não for um favorito e estará a amarelo caso seja.

Ao clicarem no novo ícone vão ver surgir uma pequena janela para guardarem esse novo favorito. A primeira diferença é a presença de uma imagem que podem associar a esse favorito. Podem alterar todos os campos desse favorito, imagem incluída, para o poderem ajustar ao que pretendem e ficar assim personalizado.

Se clicarem no botão azul, View All Stared Items, vão ter acesso directo aos favoritos que têm já no Stars.

É na nova interface que vão poder aceder aos vossos favoritos, quer seja para os abrir ou para os gerir. Esta página permite que pesquisem nos vossos favoritos, de forma muito detalhada, podendo o utilizador guardar estes filtros para posterior utilização.

Cada favorito vai ser mostrado com a imagem associada e vão ter presente também a lista de pastas que podem usar para organizar melhor os favoritos.

Na edição de um separador podem movê-lo para uma pasta específica ou alterar os dados que temos já associados a ele.

De notar que a Google dotou esta interface com a capacidade de poder arrastar cada um destes objectos, facilitando a sua arrumação nas pastas dos utilizadores.

Por fim, a gestão de pastas permite que as renomeiem ou que adicionem qualquer descrição. Claro que as podem também eliminar. A particularidade aqui é que a podem tornar pública e assim partilhá-la com outros utilizadores.

Por não estar ainda de forma oficial na Chrome Store, e graças às novas limitações que a Google impôs à instalação de extensões, apenas os utilizadores das versões de testes (Canary ou Dev) vão poder tester o Stars. Podem ler mais sobre este processo neste artigo.

Basicamente o que precisam é de abrir a página das extensões e arrastar para lá a extensão do Stars que descarregaram do link que fornecemos.

Caso instalem o Stars não estranhem se ele não ficar de imediato activo. Vão ser precisos pelo menos 5 minutos para que ele recolha os vossos favoritos locais e os passe para o novo serviço. Depois disso podem usar o Stars livremente e testar todas as suas potencialidades.

Notem também que ainda não é um trabalho terminado e que ainda existem algumas funcionalidades que estão limitadas ou que não funcionam.

Mais uma vez a Google deixou escapar uma das suas novidades. Este serviço não tinha data prevista para lançamento e nem sequer está confirmado pela Google, estando agora acessível a todos os que o quiserem experimentar.

Já testaram o Stars? O que acham desta novidade da Google para gestão de favoritos?


Download: Chrome Stars – Download

Exit mobile version